Acessibilidade / Reportar erro

COL6A3 promotes cellular malignancy of osteosarcoma by activating the PI3K/AKT pathway

RESUMO

OBJETIVO

Neste estudo, investigamos a função do COL6A3 na mobilidade celular e na via PI3K/AKT em osteossarcomas.

METODOLOGIA

A expressão relativa do COL6A3 foi obtida a partir de dados GEO em tecidos de osteossarcoma. O RNA de interferência (siRNA) foi utilizado para reduzir a expressão do COL6A3 nas células, e o teste de contagem de células kit-8 (CCK-8) e a análise de formação de colônias foram realizados para examinar o potencial de proliferação celular. Além disso, o Transwell comprovou os efeitos do si-COL6A3 na invasão celular e migração em células de osteossarcoma. Para medir os níveis de expressão das proteínas e mRNAs, utilizamos transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR) e western blot.

RESULTADOS

O COL6A3 foi regulado nos tecidos e células do osteossarcoma quando comparado com o controle normal. A redução de COL6A3 reduziu a proliferação e a capacidades de formação de colônias em relação ao COL6A3 sem interferência. Do Mesmo modo, ao contrário do observado no grupo si-con, a invasão e migração celular foram inibidas no grupo si-COL6A3. Além disso, o resultado do western blot sugere que a via PI3K/AKT foi manipulada, medindo a expressão proteica dos marcadores relacionados à PI3K/AKT, devido à inibição do COL6A3.

CONCLUSÃO

O COL6A3 desempenha um papel crucial na modulação de vários aspectos da progressão do osteossarcoma, o que pode representar um possível tratamento eficaz para a doença.

Osteossarcoma; Neoplasias de tecido ósseo; Terapia de alvo molecular; Colágeno tipo VI

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br