Acessibilidade / Reportar erro

Opioid tapering and weaning protocols in pediatric critical care units: a systematic review

RESUMO

OBJETIVO:

A síndrome de abstinência de opioides é comum no ambiente de terapia intensiva pediátrica porque a sedação é frequentemente necessária durante o tratamento das crianças. Não existe uma diretriz específica sobre o manejo desse paciente e, ultimamente, a metadona tem sido uma droga importante para a prevenção dos sintomas de abstinência durante o desmame dos opioides. Este estudo reúne as pesquisas disponíveis para estabelecer a dose inicial de metadona, taxa de redução e ferramentas para reconhecer essa síndrome e agir prontamente.

MÉTODOS:

Uma revisão sistemática foi feita a partir de dados de quatro diferentes bases de dados. Quarenta e nove artigos, de estudos observacionais e experimentais, foram selecionados com base nos critérios de inclusão (pacientes críticos pediátricos em uso de opioides agudamente) e critérios de exclusão (uso crônico prévio de opioides, outros medicamentos). Os dados referentes a temas específicos foram separados em seções: dose inicial de metadona, uso de protocolos na prática clínica, escalas de abstinência e drogas adjuvantes.

RESULTADOS:

Os artigos mostraram uma grande heterogeneidade de formas de calcular a dose inicial de metadona. As unidades de terapia intensiva pediátrica do estudo apresentaram diferentes protocolos de desmame, com menor incidência de abstinência quando foi utilizada uma sequência predefinida de redução gradual. A Ferramenta de Avaliação de Retirada – 1 foi a escala mais utilizada durante a redução dos opioides, com boa sensibilidade e especificidade para sinais e sintomas.

CONCLUSÃO:

Ainda há poucas evidências de outros medicamentos que possam ajudar a prevenir a síndrome de abstinência dos opioides. Este estudo tenta promover uma prática melhor durante o desmame dos opioides.

PALAVRAS-CHAVE:
Revisão; Cuidados críticos; Analgésicos opioides; Criança; Síndrome de Abstinência a Substâncias

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br