RESUMO
OBJETIVO:
Analisar a tendência temporal da mortalidade de homens jovens vítimas de acidente de trânsito envolvendo motocicletas em todas as capitais brasileiras de 2001 a 2015.
MÉTODOS:
Estudo de séries temporais incluindo as mortes de homens de 20 a 39 anos por lesões no trânsito envolvendo motocicletas nas 27 capitais brasileiras. Para a análise, foi utilizado o modelo de regressão do ponto de inflexão e calculada a Variação Percentual Anual (APC) e a Variação Percentual Anual Média (AAPC).
RESULTADOS:
Foram registradas 12.058 mortes de homens jovens nas capitais brasileiras durante o período estudado. As maiores taxas de mortalidade foram observadas em Boa Vista/Roraima (34,0/100.000 habitantes) e Palmas/Tocantins (29,80/100.000). Doze capitais apresentaram tendência crescente de mortalidade, sendo o maior aumento percentual em Salvador (APC: 29,0%) e São Paulo (APC: 13,1%). Nenhuma das capitais mostrou declínio nas taxas.
CONCLUSÕES:
A mortalidade de jovens por lesões no trânsito envolvendo motocicletas tem mostrado uma tendência crescente em 12 capitais, o que representa um problema de saúde pública que requer a implementação de políticas públicas mais eficazes.
PALAVRAS-CHAVES:
Acidentes de trânsito; Mortalidade; Epidemiologia; Saúde pública; Motocicletas