Acessibilidade / Reportar erro

Defining trajectories of acute pain in surgical patients short title: acute pain follow-up

RESUMO

INTRODUÇÃO:

A avaliação da dor pós-operatória aguda é obrigatória para tratamentos eficientes. As trajetórias da dor podem ajudar os profissionais a melhorar os tratamentos. Tem sido sugerido que a falta de controle da dor no período pós-operatório imediato vai gerar maior intensidade dessa dor durante os dias seguintes de estadia no hospital.

OBJETIVO:

Determinar o relacionamento entre a dor durante a primeira hora pós-operatória e as 24 horas após a mesma.

MÉTODOS:

Lugar da pesquisa: Hospital universitário geral. Desenho do estudo: Foi feito um estudo analítico prospectivo operacional com pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos sob anestesia geral e que foram hospitalizados pelo menos 24 horas antes. Cinco avaliações de dor foram feitas na primeira hora na sala de recuperação, seguidas de três avaliações durante as primeiras 24 horas. Os declives das trajetórias da dor foram calculados e seu relacionamento entre elas foi analisado.

RESULTADOS:

Duzentos e trinta e quatro pacientes foram recrutados, 31,3% apresentaram dor não controlada no ingresso à sala de recuperação; no final das primeiras 24 horas após a cirurgia, 5,5% dos pacientes apresentaram dor não controlada. O score da primeira intensidade de dor na sala de recuperação teve uma correlação negativa com o declive da primeira hora (P1): rS = −0,657 (p=0,000). De maneira similar, o score na primeira intensidade de dor teve uma associação negativa com o declive da trajetória da dor durante a permanência no hospital (P2): rS = −0,141 (p=0,032). Quando comparados os dois declives, não foi encontrada uma correlação significativa: rS = −0,126.

CONCLUSÃO:

A trajetória da dor durante a primeira hora não prediz o comportamento da trajetória durante o primeiro dia após a cirurgia.

PALAVRAS-CHAVE:
Dor pós-operatória; Medição da dor; Manejo da dor; Dor aguda

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br