Acessibilidade / Reportar erro

Appendectomy: prognostic factors in the brazilian unified health system

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Apendicite aguda (AA) é causa mais comum de abdome agudo cirúrgico. Complicações pós-operatórias na emergência são reflexos do ato cirúrgico e fatores pré e pós-operatórios.

OBJETIVO:

Definir fatores prognósticos para paciente pós apendicectomia, comparando com a literatura.

MÉTODOS:

Estudo observacional descritivo e analítico com formação de base transversal de dados dos prontuários de apendicectomias de emergência/urgência entre setembro de 2018 e abril de 2019. Variáveis de interesse foram consideradas a partir dos dados intrínsecos ao paciente, quadro clínico e manejo perioperatório. Desfechos primários combinados considerados foram complicações pós-operatórias da internação até alta hospitalar e prolongamento da internação > dois dias. Desfecho secundário foi óbito. Resultados avaliados pelo teste exato de Fisher (p<0,05).

RESULTADOS:

Identificaram-se 48 pacientes submetidos à apendicectomia. Adultos jovens corresponderam a 68,7%. Do total, sexo masculino (58,3%), seis (12,5%) tiveram internação > dois dias, quatro (8,3%) cursaram com complicação e nenhum óbito. Dentre as variáveis consideradas, fase de apresentação da AA tempo de queixa até procura do atendimento e idade avançada correlacionaram com pior prognóstico durante internação (p<0,05). Surgimento de complicações pós-operatórias imediatas correlacionou-se com maior tempo de internação (p<0,05).

DISCUSSÃO:

Dados descritivos da amostra convergem com perfil epidemiológico de pacientes com AA na literatura, corroborando aplicabilidade das diretrizes convencionais. Resultados fortalecem a hipótese de que o fluxo do paciente com manifestações abdominais é complicado desde o primo-contato com o SUS até a resolução do quadro.

CONCLUSÃO:

Conhecimento do perfil epidemiológico e dos preditores perioperatórios que mais se relacionam com complicações favorecem manejo adequado dos pacientes.

PALAVRAS-CHAVE:
Apendicectomia; SUS; Complicações pós-operatórias; Prognóstico; Perfil de saúde

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br