Acessibilidade / Reportar erro

Metabolic syndrome in pregnancy and postpartum: prevalence and associated factors

RESUMO

OBJETIVO

Avaliar a prevalência da SM e os principais fatores maternos associados em mulheres sem doenças pré-gestacionais, no início da gravidez e no pós-parto imediato.

MÉTODOS

Foram avaliadas 200 mulheres na 16a semana de gravidez, sendo 187 reavaliadas no pós-parto. A SM foi diagnosticada de acordo com os critérios do National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III. Além dos critérios diagnósticos da síndrome, foram coletadas medidas antropométricas, pressão arterial, perfil metabólico e espessura de gordura visceral e subcutânea (através de ultrassonografia) da gestante. O teste t de Student foi usado para comparar a prevalência de SM e dos seus componentes nos dois momentos. Os modelos de regressão logística múltipla, para investigar os principais fatores associados à síndrome na 16a semana de gestação e no pós-parto.

RESULTADOS

A prevalência da SM foi de 3,0% no início da gravidez e 9,7% no pós-parto (p=0,01). O índice de massa corporal (IMC) pré-gravídico (p=0,04) e o colesterol lipoproteínas de alta densidade (HDL-c) (p=0,02) permaneceram associados à SM na 16a semana. Após o parto, os níveis de triglicerídeos permaneceram associados à SM no pós-parto (p<0,001).

CONCLUSÃO

A prevalência da SM foi alta no pós-parto imediato e os fatores associados à síndrome foram IMC pré-gravídico e HDL-c na 16a semana, e níveis triglicerídeos no pós-parto.

Síndrome metabólica; Gravidez; Período pós-parto; Fatores de risco

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br