Acessibilidade / Reportar erro

Systemic dissemination of glioblastoma: literature review

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Glioblastoma (GBM) é o tumor maligno mais comum do sistema nervoso central em adultos. Entretanto, metástase a distância de GBM é um evento extremamente raro. O presente estudo teve o objetivo de realizar uma revisão da literatura para avaliar os possíveis mecanismos biológicos relacionados com a ocorrência de metástase a distância de pacientes com diagnóstico de GBM.

RESULTADOS:

Os mecanismos que podem estar relacionados com a capacidade de disseminação sistêmica do GBM são a quebra de barreira hematoencefálica (BHE) frequentemente vista em GBM, seja pela doença, seja por procedimentos cirúrgicos, dando acesso aos vasos sanguíneos e linfáticos, associada à aquisição de características mesenquimais de invasividade, resistência aos mecanismos de defesa do sistema imunológico e adaptação a hostilidades dos meios distantes por meio de quiescência.

CONCLUSÕES:

As células tumorais necessitam vencer diversos obstáculos até a formação de uma metástase distante. Apesar de não totalmente esclarecido, o entendimento fisiopatológico dos mecanismos pelos quais podem estar associados à disseminação sistêmica do GBM é salutar para a compreensão global da doença. Além disso, esse conhecimento pode servir de base para a terapia a ser empregada diante do paciente com diagnóstico de GBM com metástase a distância.

PALAVRAS-CHAVE:
Glioblastoma; Metástase sistêmica; Metástase a distância; Extraneural; Extracranial

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br