Acessibilidade / Reportar erro

Investigation of the relationship between umbilical cord pH and intraventricular hemorrhage of infants delivered preterm

RESUMO

OBJETIVOS:

Medimos o nível de gases de pH em bebês prematuros, no nascimento dos neonatos, e examinamos a relação entre a ecografia cerebral no terceiro e no sétimo dia após o nascimento. Um estudo de casos e controles realizados na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) do Hospital Shahid Akbar Abadi durante os anos de 2016-2017, Irã.

MÉTODOS:

Todos os recém-nascidos prematuros que deram entrada na UCIN foram inscritos no estudo atual. Ao nascer, foi retirada uma amostra de gás em sangue, do sangue do cordão umbilical dos bebês. No terceiro e sétimo dia após o nascimento, um radiologista realizou uma ecografia do cérebro de cada neonato. O cordão umbilical foi avaliado para detectar gases no sangue em 72 neonatos (em sua maioria do sexo masculino).

RESULTADOS:

Sessenta e seis recém-nascidos tinham ecografia normal e 16.7% (12 casos) tinham anomalias. 75% das 8 crianças com hemorragia intravenosa eram meninas, que foram significativamente diferentes das do grupo não hemodinâmico (62.5% homens) (P.0.049). Contudo, o tipo de parto, o peso médio, a altura, o perímetro cefálico, a circunferência do tórax e a pontuação de Apgar não foram diferentes entre os grupos. O pH médio, HCO3 e PCO2 nas amostras de gás no sangue do cordão umbilical não foram significativamente diferentes entre dois grupos com ou sem hemorragia intraventricular (Hiv). Apesar de não estar relacionado com o gênero e o tipo de parto em recém-nascidos.

Conclusão:

os gases sanguíneos não ajudam a determinar o aparecimento de Hiv nos bebês. Contudo, está associado com a imaturidade e idade fetal.

PALAVRAS CHAVE:
Cordão umbilical; Gasometria; Hemorragia cerebral; Recém-Nascido

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br