Open-access Abnormal expression of b10 cell frequencies: possible relation to pathogenesis and disease severity of aplastic anemia

RESUMO

OBJETIVO:  A anemia aplástica (AA) é uma doença imunomediada que destrói células hematopoiéticas por meio dos linfócitos T ativados. A imunidade humoral mediada por linfócitos B também desempenha um papel importante na patogênese da AA. A subpopulação de células B reguladoras (Breg), que é definida como “B10”, secreta interleucina 10 (IL-10). No experimento, investigou-se se a proporção reduzida de células B10 nos pacientes de AA pode desempenhar um papel-chave na patogênese.

MÉTODOS:  Um total de 38 pacientes de AA (14 pacientes de anemia aplástica grave e 24 pacientes de anemia aplástica não grave) e 20 indivíduos de controle saudáveis foram incluídos. Todos os indivíduos não sofriam de doenças autoimunes ou de quaisquer outras doenças que afetam o sistema imunológico, tais como doenças contagiosas. As células mononucleares da medula óssea (PBMCs) eram isoladas e analisadas por citometria de fluxo (FCM) e ensaio de dupla marcação por imunofluorescência. A relação entre as proporções relativas de células B10 e as células ProB10 e as suas associações à AA, assim como a gravidade da doença avaliada por indicadores clínicos comuns, foram examinadas.

RESULTADOS:  Nossas análises revelaram que os pacientes de AA têm proporções significativamente menores de células B10 e células ProB10 periféricas em comparação com indivíduos de controle saudáveis. Os pacientes de anemia aplástica grave tiveram uma percentagem substancialmente menor de células B10 e células B10pro em comparação com pacientes de anemia aplástica não grave. Além disso, as células B10 e B10pro foram negativamente correlacionadas com contagens absolutas de neutrófilos, níveis de hemoglobina e plaquetas e contagem de reticulócitos absolutos nos pacientes de AA.

CONCLUSÕES:  Além disso, o estudo presente tentou elucidar o papel imunorregulatório potencial das células B10 na patogênese da AA e fornecer uma nova estratégia para a aplicação de imunoterapia baseada na célula B para tratar a AA no futuro.

PALAVRAS-CHAVE: Anemia aplástica; Linfócitos B reguladores; Interleucina-10

location_on
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro