Acessibilidade / Reportar erro

Impacto do tamanho do calçado em uma amostra de idosos

Resumo

Introdução:

o uso de sapatos com tamanhos inadequados é comum em pessoas idosas e acredita-se resultar em efeito negativo sobre a qualidade de vida relacionada à saúde do pé. O objetivo é descrever e comparar o impacto de uma amostra de participantes usando calçados de tamanho adequado e indivíduos com calçados de tamanho inadequado, e as pontuações relacionadas com a saúde do pé e geral.

Método:

de uma amostra de 64 participantes, com idade média de 75,3±7,9, de um centro ambulatorial, dados de autorrelato foram registrados e medidas do tamanho dos pés e dos calçados foram determinadas. Os escores foram comparados pelo Foot Health Status Questionnaire, na versão em espanhol, entre os grupos que usavam sapatos de tamanhos corretos e incorretos.

Resultados:

o grupo que utilizava sapatos inadequados mostrou pior qualidade de vida relacionada à saúde geral e no pé. Diferenças entre os grupos foram avaliadas utilizando o teste t para amostras independentes, sendo estatisticamente significativas (p<0,05) para dimensão da dor, função, calçados, saúde geral, do pé e função social.

Conclusão:

o uso de calçado inadequado tem um impacto negativo significativo sobre a qualidade de vida relacionada à saúde do pé. O grau de impacto negativo parece estar associado com idade, sexo e índice de massa corpórea (IMC).

Palavras-chave:
pé; qualidade de vida; deformidades do pé; sapatos; idoso; deformidades do pé.

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br