Acessibilidade / Reportar erro

Infecção da ferida cirúrgica: tratamento

Diretrizes

Clínica Cirúrgica

INFECÇÃO DA FERIDA CIRÚRGICA: TRATAMENTO

Doente, com incisão abdominal para mediana para retal interna D, realizada para tratar úlcera duodenal perfurada. Desenvolveu significante infecção da ferida operatória, sem evisceração, mas com deiscência dos planos superficiais até a aponeurose, com intensa secreção purulenta. O que fazer? Antibioticoterapia? Uso local de fármacos de alto custo? Curativos simples com antissépticos?

A experiência do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, demonstrou, desde 1979, a extrema eficácia do açúcar refinado, identificado laboratorialmente como bactericida e bacteriostático no tratamento dessas supurações.

A retirada de corpos estranhos, (fios, por exemplo), seguida da lavagem da ferida com soro fisiológico e colocação de açúcar, repetidas 2 a 3 vezes ao dia, melhoram o aspecto da ferida, negativam as culturas levando à cura.

É um processo barato, cientificamente comprovado, padronizado pelo Ministério da Saúde, exaustivamente empregado em todo o País.

No doente referido, ponderou-se o açúcar. Na cultura da ferida purulenta isolaram-se colonias de Echerichia coli e Pseudomonas aeruginosa.

Retiraram-se os pontos de sutura da pele e dos fios que agiam como corpos estranhos e praticaram-se os curativos como antes descritos.

Cerca de 48hs após, a cultura negativou-se. A ferida purulenta desapareceu numa semana, e a cicatrização ocorreu por segunda intenção.

Comentário

Após os trabalhos preliminares do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, iniciados no Brasil por Rahal et al. em 1979, o uso do açúcar no tratamento das feridas cirúrgicas infectadas, se difundiu pelo hospitais do Brasil e mesmo no exterior. O seu emprego, realizado de maneira ética e cientificamente bem indicada, propícia resultados extraordinariamente satisfatórios.

FARES RAHAL

CARLOS ALBERTO MALHEIROS

FRANCISCO CESAR MARTINS RODRIGUES

Referências

1. Rahal, F.; Mimica, I.; Pereira, V.; Athié, E.-O açúcar no tratamento local das infecção feridas operatórias e dos abscessos intracavitários. Nota Prévia Rev. Paul. Med. 94: 132/3 Nov/Dez 1979

2. Rahal, F.; Mimica,I; Pereira,V.; Athié, E.- Sugar in the treatment of infected surgical wounds. Intern. Surg. 1984; 69: 373-5

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jul 2001
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br