Este trabalho busca compreender de que forma as estratégias de competição e de colaboração existentes nas associações de produtores rurais influenciam os resultados individuais e coletivos obtidos pelos produtores participantes. A metodologia utilizada é de natureza descritiva com abordagem qualitativa em multinível em estudo múltiplo de casos. Os três casos referem-se à associação de produtores de uvas e vinhos, de produtores orgânicos e uma abordagem integrada de nove associações de linhas. Os níveis de análise referem-se aos associados, às associações e às instituições e empresas envolvidas com as associações. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de entrevistas com uso de roteiro semiestruturado, da observação não participante e da análise documental. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo e para a análise dos dados a tabulação em categorias. O principal resultado deste estudo demonstra como as estratégias de competição e de colaboração existentes nas associações de produtores rurais influenciam os resultados individuais e coletivos obtidos pelos produtores participantes.
redes; estratégia competitiva e colaborativa; resultados individuais e coletivos