Acessibilidade / Reportar erro

Palavras da diretora

Palavras da diretora

O campo da energia elétrica no Brasil de 1880 a 2002 analisa a evolução da formação e estruturação do setor elétrico brasileiro nesse período, utilizando a metodologia qualitativa e o referencial da teoria institucional, além de documentos e entrevistas em profundidade realizadas com dirigentes do setor que participaram dessa história. Conclui que o ambiente externo é o principal elemento que influencia a trajetória do setor elétrico, notadamente quanto ao investimento de recursos financeiros.

O artigo Somos uma comunidade de prática? analisa a caracterização de uma possível CdP. Adota o método de estudo de caso para concluir que não é possível se afirmar que realmente existam comunidades de prática em organizações da produção e do trabalho.

Modelos organizacionais e reformas da administração pública, baseado em uma pesquisa bibliográfica realizada em livros e artigos publicados na literatura de administração pública na Europa e nos Estados Unidos, promove uma comparação dos quatros modelos organizacionais e relacionais que inspiram o desenho das estruturas e processos nas recentes reformas da administração pública: modelo burocrático, administração pública gerencial, governo empreendedor e governança pública.

Impactos do Fundeb sobre a qualidade do ensino básico público: uma análise para os municípios do estado do Rio de Janeiro mostra que parece não existir uma correlação estatisticamente significativa entre o volume de recursos disponíveis para o investimento em educação pública e o grau de desenvolvimento da mesma. O Fundeb não tem garantido maior aporte de recursos para os municípios mais atrasados do ponto de vista educacional.

Acessibilidade dos sítios web dos governos estaduais brasileiros: uma análise quantitativa entre 1996 e 2007 verifica a evolução da acessibilidade ao longo dos anos e qual foi o impacto da legislação pertinente. Foram realizadas diversas análises e os resultados indicam que houve pouco impacto para a melhoria real da acessibilidade dos sítios no período indicado. Recomenda-se a adoção de políticas públicas mais efetivas para que pessoas com necessidades especiais tenham assegurados mais amplamente seus direitos de acesso à informações e aos serviços públicos na web.

O governo e a mídia na configuração do macroambiente para os biocombustíveis líquidos no Brasil identifica as dimensões nas quais o governo e a mídia do Brasil têm configurado o macroambiente para os biocombustíveis líquidos ao longo do tempo e testa a existência de similaridade entre esses meios de expressão da sociedade na configuração do macroambiente. Testes de similaridade, aderência e homogeneidade indicam a existência de diferenças entre a mídia e o governo.

Administração pública: o pacto pela saúde como uma nova estratégia de racionalização das ações e serviços em saúde no Brasil tem como objetivo divulgar o pacto pela saúde. Trata-se de nova política, ainda em fase inicial de implementação, que constitui uma realidade única e altamente viável à otimização das práticas nacionais em saúde pública. Seu cumprimento, entretanto, depende da transposição de entraves políticos e operacionais inerentes a cada nível de gestão.

A descentralização da vigilância sanitária no município de Várzea Grande, MT (1998-2005) descreve e analisa o processo de descentralização da vigilância sanitária nesse município matogrossense. Os efeitos esperados da descentralização ainda são pouco visíveis e é necessário maior apoio técnico e político da vigilância sanitária estadual e da Anvisa, além de controle social para alavancar os serviços locais.

Condições de trabalho das equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família: o caso do Distrito Sanitário Norte em Natal, RN, analisa as condições de trabalho dos dentistas nas equipes de saúde bucal integrantes do Programa Saúde da Família. Os dentistas identificaram diversos aspectos que limitam seu trabalho. Conclui-se, no entanto, que foram incorporados novos valores às práticas exercidas, possibilitando uma substituição das práticas tradicionais e um novo jeito de se fazer saúde.

Boa leitura!

Deborah Moraes Zouain

Diretora e Editora da RAP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jul 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2009
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br