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Revista de Administração Pública, Volume: 58, Número: 4, Publicado: 2024
  • O espaço da politização na estrutura do Governo Federal brasileiro, 1999-2021 Artigo

    Faraco Junior, Antônio Luiz Arquetti

    Resumo em Português:

    Resumo: Qual foi o tamanho do espaço que o presidente brasileiro possuiu para politizações na estrutura da burocracia pública federal no período 1999-2021? Considerando que o tamanho desse espaço está relacionado à importância da politização como estratégia de controle da burocracia, de monitoramento de parceiros e de acomodação política, conforme a lógica do presidencialismo de coalizão, este artigo procurou dimensioná-lo empregando metodologia descritiva, baseada em coleta de dados obtidos do Painel Estatístico de Pessoal do governo federal, abrangendo cargos e funções do governo federal ao longo do período em questão. Ao considerar todas as possibilidades de nomeações e designações efetuadas pelo presidente para cargos e funções da alta gestão, este artigo apresentou uma abordagem inovadora em relação a outras análises previamente desenvolvidas no âmbito da Ciência Política brasileira, no que tange à avaliação do fenômeno da politização no governo federal. Tal abordagem permitiu concluir que o tamanho do espaço para politização não diminuiu substantivamente com a redução de cargos DAS, além de revelar um novo padrão da politização, marcado pelo maior uso das funções de confiança, desempenhadas exclusivamente por servidores de carreira e pela valorização desses servidores também entre as nomeações para cargos DAS.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: ¿Cuánto espacio tuvo el presidente brasileño para la politización en la estructura de la burocracia pública federal durante el período 1999-2021? Considerando que el tamaño de este espacio está vinculado a la importancia de la politización como estrategia de control burocrático, monitoreo de aliados y acomodación política, siguiendo la lógica del presidencialismo de coalición, este artículo intentó dimensionarlo mediante una metodología descriptiva, basada en la recolección de datos del Panel Estadístico de Personal del Gobierno federal, que abarca cargos y funciones gubernamentales a lo largo del mencionado período. Al considerar todas las posibilidades de nombramientos y designaciones realizadas por el presidente para cargos y funciones de alta dirección, este artículo presentó un enfoque innovador en comparación con otros análisis previamente desarrollados en el campo de la Ciencia Política brasileña, en cuanto a la evaluación del fenómeno de la politización en el gobierno federal. Este enfoque permitió concluir que el tamaño del espacio para la politización no disminuyó sustancialmente con la reducción de cargos de dirección y asesoramiento superior (cargos DAS), además de revelar un nuevo patrón de politización, caracterizado por un mayor uso de funciones de confianza desempeñadas exclusivamente por servidores de carrera, y por la valoración de estos servidores también en los nombramientos para cargos DAS.

    Resumo em Inglês:

    Abstract What was the extent of the Brazilian president’s politicization space within the structure of the federal public bureaucracy from 1999 to 2021? The extent of this space is related to the importance of politicization as a strategy for controlling the bureaucracy, monitoring partners, and political accommodation, following the logic of coalition presidentialism. Thus, this article sought to measure it using a descriptive methodology based on data collected from the Federal Government’s Painel Estatístico de Pessoal, encompassing positions and functions within the government throughout the period. By considering all possibilities of appointments and designations made by the president for high-level positions, this article presented an innovative approach compared to previous Brazilian Political Science studies assessing politicization in the federal government. This approach led to the conclusion that the extent of the politicization space did not substantially decrease despite the reduction in senior management and advisory positions (known in Brazil as Cargos de Direção e Assessoramento Superior - DAS), in addition to revealing a new pattern of politicization characterized by increased use of funções de confiança exclusively held by career public servants and the valorization of these servants even in DAS positions.
  • Análise de perfis de vínculos organizacionais entre servidores públicos Artigo

    Rangel, Sara Barbosa; Rowe, Diva Ester Okazaki

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo delinear os perfis de comprometimento e entrincheiramento organizacional de servidores públicos da Receita Federal do Brasil, comparando as variáveis sociodemográficas e ocupacionais nos perfis identificados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva e com corte transversal. Os dados foram coletados via survey online, e participaram 1.126 servidores. Para o estudo dos dados, utilizou-se a técnica de análise de perfis latentes. Como resultado, foram identificados quatro perfis de vínculos organizacionais: i) moderadamente vinculado; ii) baixo vínculo, predominantemente descomprometido; iii) baixo vínculo; iv) vinculado, predominantemente comprometido. A maior parte dos participantes pertence aos perfis com níveis moderados e altos de comprometimento afetivo. Menor tempo de serviço e menos idade predisseram perfis de baixo vínculo, enquanto ocupantes de cargo de chefia estiveram associados aos perfis com maiores níveis de comprometimento e de ajustamento à posição social (dimensão do entrincheiramento). A identificação dessas diferenças nos perfis é uma contribuição relevante para uma gestão de pessoas e de vínculos mais personalizada e focada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es delinear los perfiles de compromiso y arraigo organizacional de funcionarios de la Hacienda Nacional de Brasil, comparando variables sociodemográficas y ocupacionales en los perfiles identificados. Para ello, se realizó un estudio cuantitativo, descriptivo y transversal. Los datos se recogieron por medio de una encuesta en línea y participaron 1.126 funcionarios. Se utilizó la técnica de análisis de perfiles latentes para estudiar los datos. Como resultado, se identificaron cuatro perfiles de apego organizativo: i) moderadamente apegado; ii) poco apegado, predominantemente no comprometido; iii) poco apegado; iv) apegado, predominantemente comprometido. La mayoría de los participantes pertenece a los perfiles con niveles moderados y altos de compromiso afectivo. La menor antigüedad en el servicio y la menor edad predijeron perfiles de bajo apego, mientras que los cargos superiores se asociaron a perfiles con mayores niveles de compromiso y ajuste a la posición social (dimensión de arraigo). La identificación de estas diferencias en los perfiles es una contribución relevante para una gestión más personalizada y centrada en las personas y las relaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to outline the organizational commitment and entrenchment profiles of civil servants from the Brazilian Federal Revenue Office, comparing sociodemographic and occupational variables in the identified profiles. A quantitative, descriptive, cross-sectional study was carried out, collecting data via an online survey responded by 1,126 civil servants. Latent profile analysis was used to study the data, revealing four distinct organizational attachment profiles: i) moderately attached; ii) low attachment (predominantly uncommitted); iii) low attachment; iv) attached (predominantly committed). Most of the participants belonged to profiles with moderate and high levels of affective commitment. A shorter length of service and younger age predicted low attachment profiles, while senior positions were associated with profiles with higher levels of commitment and adjustment to social position (a dimension of entrenchment). Identifying these differences in profiles is a relevant contribution to more personalized and focused management of people and relationships.
  • Explorando a toca do leão: dimensões da estrutura de compras e sua associação com o desempenho da função na Receita Federal do Brasil Artigo

    Pinto, Arthur Vinicius da Costa Ferreira; Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches; Reis, Paulo Ricardo da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investiga os fatores referentes ao desempenho da função de compras da Receita Federal do Brasil (RFB), sob a perspectiva de dimensões de sua estrutura organizacional. Para tanto, a estratégia metodológica consistiu no levantamento de dados da RFB. Por meio de técnicas de sumarização e regressão, identificaram-se variáveis associadas à centralização, à formalização e à especialização da estrutura de compras, bem como suas relações com o desempenho da função na instituição. Os resultados indicaram relações significativas e positivas entre centralização e medidas de desempenho relativas ao tempo. Em contraste, a especialização ocupacional, em níveis intermediários, se associou de forma negativa com a competição, enquanto a experiência acumulada na área de compras se associou positivamente com os prazos de licitação. A formalização, por sua vez, apresentou associações que indicam um trade-off entre recursos financeiros e tempo. Consectuvamente, a pesquisa contribui para o campo da administração pública ao investigar a estrutura e o desempenho em compras numa instituição brasileira com atuação nacional, perscrutando hiatos identificados em artigos nacionais e internacionais, como os relativos ao país, à abrangência e à diversidade das compras analisadas, interpretando aspectos causais dessas associações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo investiga los factores relacionados con el desempeño de la función de compras de la Hacienda Nacional de Brasil, desde la perspectiva de las dimensiones de su estructura organizativa. Para ello, la estrategia metodológica consistió en recoger datos de la Hacienda Nacional. Mediante técnicas de síntesis y regresión, se identificaron variables vinculadas a la centralización, formalización y especialización de la estructura de compras, así como su relación con el desempeño de la función en la institución. Los resultados indicaron relaciones significativas y positivas entre la centralización y las medidas de desempeño relacionadas con el tiempo. Por el contrario, la especialización ocupacional en niveles intermedios se asoció negativamente con la competición, mientras que la experiencia acumulada en el área de compras se asoció positivamente con los tiempos de licitación. La formalización, por su parte, mostró asociaciones que indican una compensación entre recursos financieros y tiempo. Consecutivamente, la investigación contribuye al campo de la administración pública al investigar la estructura y el desempeño de las compras en una institución brasileña con operaciones nacionales, examinando las lagunas identificadas en artículos nacionales e internacionales, como las relativas al país, al alcance y a la diversidad de las compras analizadas, e interpretando los aspectos causales de estas asociaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigates the performance of the Brazilian Federal Revenue Service’s (FRS) procurement function from the perspective of the dimensions of its organizational structure. Using data collected from the FRS, the methodological strategy consisted of summarization and regression techniques, identifying variables linked to the centralization, formalization, and specialization of the procurement structure, and the relationship of these elements with its performance. The results indicated significant and positive relationships between centralization and time-related performance measures. In contrast, occupational specialization at intermediate levels was negatively associated with competition, while accumulated experience in the procurement area was positively associated with bidding times. Formalization showed associations that indicate a trade-off between financial resources and time. Consequently, the research contributes to the field of public administration by investigating the structure and performance of procurement in a Brazilian institution with national operations, looking into gaps identified in national and international articles, such as those related to the country, scope, and diversity of the purchases analyzed, and interpreting the causal aspects of these associations.
  • Identificando evasão fiscal em empresas de fachada e em créditos ilegais de ICMS Artigo

    Gomes, Gunther Siqueira Lemos; Balaniuk, Remis

    Resumo em Português:

    Resumo Empresas que emitem documentos fiscais para fraudar o fisco com a transferência de crédito do ICMS sem a circulação de mercadorias causam prejuízo ao erário público e, por conseguinte, à sociedade. Diversas iniciativas de combate a fraudes fiscais têm utilizado, com sucesso, técnicas de análise de dados e aprendizagem de máquina. Este trabalho buscou investigar o uso dessas técnicas na identificação de uma prática específica de fraude fiscal realizada por empresas popularmente conhecidas como “empresas noteiras”, que formadas exclusivamente para emitir créditos não devidos de ICMS, imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. Com base na análise documental e em consulta com auditores e especialistas, foram identificadas tipologias e variáveis relevantes na determinação de eventos de sonegação fiscal realizados pelas empresas noteiras. Em torno dessas variáveis, procedeu-se à coleta e à preparação de dados provenientes da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal. Com esses dados, foi possível explorar o uso de modelos preditivos baseados em aprendizagem de máquina capazes de apontar comportamentos potencialmente fraudulentos. Os bons resultados obtidos por esses modelos demonstram seu potencial como parte de uma sistemática de monitoramento e auditorias fiscais realizadas pelos órgãos fazendários.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las empresas que emiten documentos tributarios para defraudar al fisco con la transferencia de crédito del ICMS (impuesto a las operaciones relacionadas con la circulación. de bienes y de prestación de servicios interestatales, interurbanos y de comunicaciones) sin movimiento de mercancías causan daños al erario público y, por ende, a la sociedad en su conjunto. Varias iniciativas para combatir el fraude fiscal han utilizado con éxito técnicas de análisis de datos y aprendizaje automático. Este trabajo buscó investigar el uso de estas técnicas en la identificación de una práctica específica de fraude fiscal, practicada por empresas conocidas popularmente como ‘empresas factureras’, constituidas exclusivamente para emitir créditos no vencidos del ICMS. A partir del análisis documental y la consulta a auditores y especialistas, se identificaron tipologías y variables relevantes para la identificación de eventos de evasión fiscal realizados por empresas factureras. En torno a estas variables se recolectaron y prepararon datos desde la Secretaría de Hacienda del Distrito Federal. Con estos datos fue posible explorar el uso de modelos predictivos basados en machine learning capaces de señalar comportamientos potencialmente fraudulentos. Los buenos resultados obtenidos por estos modelos demuestran su potencial como parte de un seguimiento sistemático y auditorías fiscales por parte de las autoridades tributarias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Companies that issue tax documents to defraud the tax authorities with the transfer of credits of Brazil’s state value-added tax (ICMS) without the movement of goods cause financial losses to the government and, therefore, to society as a whole. Several initiatives to combat tax fraud have successfully used data analysis and Machine Learning techniques. This work sought to investigate the use of these techniques in identifying a specific practice of tax fraud, practiced by shell companies, formed exclusively to issue non-due ICMS credits, the tax on operations related to the circulation of goods, and the provision of interstate, intercity, and communication services. Based on document analysis and consultation with auditors and specialists, typologies and variables relevant to identifying tax evasion events carried out by shell companies were identified. Around these variables, data from the Finance Department of the Federal District were collected and prepared. With this data, it was possible to explore the use of predictive models based on Machine Learning capable of pointing out potentially fraudulent behavior. The good results obtained by these models demonstrate their potential as part of systematic monitoring and fiscal audits by tax authorities.
  • A experiência da discricionariedade: um estudo com membros das carreiras de gestão Artigo

    Santos, Carolina Soares dos; Rodrigues, Andrea Leite; Prado, Milton Morassi do

    Resumo em Português:

    Resumo A discricionariedade dos agentes públicos vem ganhando importância como objeto de estudo por ser questão relevante na gestão e implementação de políticas públicas. Servidores públicos enfrentam decisões discricionárias de formas variadas, indo desde a construção de modos criativos para gerar bons impactos sociais até, no limite extremo, à inação, por medo de posterior responsabilização por conduta considerada indevida. Este estudo buscou compreender a experiência da discricionariedade para os servidores de carreiras de gestão e os dilemas existentes nessa atuação. Para tanto, procedeu-se a pesquisa qualitativa com especialistas em políticas públicas do estado de São Paulo e gestores governamentais do estado de Pernambuco. A pesquisa de campo englobou coleta por meio de 5 grupos focais. Na sequência, os dados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. Identificou-se que o principal dilema enfrentado pelos burocratas se encontra entre decidir dentro de sua competência e no melhor de seu conhecimento ou a inação, por medo de responsabilização, caso a decisão seja julgada como ilegal ou de má-fé. Por consequência, tem-se o chamado “apagão das canetas”. Há um constante trade-off entre a discricionariedade e a responsabilização, havendo meios pelos quais os servidores se valem para atenuar os riscos de sofrer sanções.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La discrecionalidad de los agentes públicos ha ido cobrando importancia como objeto de estudio por ser un tema relevante en la gestión e implementación de políticas públicas. Los servidores públicos enfrentan decisiones discrecionales de diversas formas, que van desde la construcción de formas creativas para generar buenos impactos sociales hasta, en el límite extremo, la inacción, por temor a la responsabilización posterior por su conducta considerada impropia. Este estudio buscó comprender la experiencia de la discrecionalidad en los servidores públicos de carreras gerenciales y los dilemas existentes en ese desempeño. Para ello, se realizó una investigación cualitativa con especialistas en políticas públicas del estado de São Paulo y gestores gubernamentales del estado de Pernambuco. La investigación de campo incluyó la recolección a través de 5 grupos focales A continuación, los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido. Se identificó que el principal dilema que enfrentan los burócratas es entre decidir dentro de su competencia y a su leal saber y entender o la inacción, por temor a la responsabilización, si la decisión es juzgada como ilegal o de mala fe. En consecuencia, existe el llamado “apagón de bolígrafos”. Existe un constante trade-off entre la discrecionalidad y la responsabilización, y existen medios a los cuales los funcionarios recurren para mitigar los riesgos de ser sancionados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The discretion of public agents has been gaining importance as an object of study because it is a relevant issue in the management and implementation of policies. Public servants face discretionary decisions in various ways, ranging from the construction of creative ways to generate good social impacts to, at the extreme limit, inaction for fear of subsequent blame for conduct considered improper. This study sought to understand how the experience of discretionary public servants in management careers takes place and their dilemmas. Qualitative research was carried out with specialists in public policies from the state of São Paulo and government managers from the state of Pernambuco. Field research included data collection through 5 focus groups and content analysis. The results show that the main dilemma faced by bureaucrats refers to decision-making based on their competence and current knowledge or inaction for fear of punishment if the decision is judged as illegal or in bad faith. Consequently, there is the so-called “apagão das canetas,” i.e., a decision paralysis. There is a constant trade-off between discretion and blame, and public servants develop strategies to mitigate the risks of being sanctioned.
  • Politização na Fazenda: os efeitos das crises políticas e econômicas na rotatividade dos DAS Artigo

    Olivieri, Cecília; Almendra, Lucas

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho analisa a rotatividade dos ocupantes de cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) 4 a 6 de secretarias do Ministério da Fazenda entre 1996 e 2020. O referencial teórico são os estudos sobre a politização da burocracia estatal de alto escalão. Os dados analisados indicam que há disparidade entre a taxa de rotatividade dos ministros da Fazenda (que é baixa) e a taxa de rotatividade dos ocupantes dos cargos de DAS (que é alta). O objetivo do texto é explorar explicações para essa diferença, considerando as características distintivas desse ministério em relação aos demais: ele é mais insulado e o perfil de seu pessoal é mais técnico, e sua área de atuação (gestão fiscal e econômica) afeta interesses de grupos específicos da sociedade, os agentes do mercado privado. Os resultados indicam que as crises político-econômicas são fatores importantes na rotatividade dos DAS ao lado de turnovers presidenciais e ministeriais. A politização da burocracia de alto escalão do Ministério da Fazenda não seria tão forte quanto apontado pela literatura, mas se caracterizaria pela preservação do ministro às custas de sua equipe, cujos membros são alterados como resposta a crises de ordem política e geradas por instabilidades econômicas nacionais e internacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo analiza la rotación de ocupantes de los cargos DAS (Dirección y Asesoría Superior) 4 a 6 en las secretarías del Ministerio de Hacienda entre 1996 y 2020. El marco teórico está compuesto por estudios sobre la politización de la burocracia estatal de alto nivel. Los datos analizados indican que existe una disparidad entre la tasa de rotación de los ministros de Finanzas (que es baja) y la tasa de rotación de quienes ocupan cargos DAS (que es alta). El objetivo del texto es explorar explicaciones de esta diferencia, considerando las características distintivas de este ministerio respecto de otros: está más aislado, el perfil de su personal es más técnico, y su área de actividad (gestión fiscal y económica) afecta a los intereses de grupos específicos de la sociedad, agentes del mercado privado. Los resultados indican que las crisis político-económicas son factores importantes en la rotación de los cargos DAS junto con las rotaciones presidenciales y ministeriales. La politización de la burocracia de alto nivel del Ministerio de Hacienda no sería tan fuerte como se señala en la literatura, sino que se caracterizaría por la preservación del ministro a expensas de su equipo, cuyos miembros cambian en respuesta a crisis políticas generadas por inestabilidades económicas nacionales e internacionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work analyzes the turnover of civil servants occupying senior management and advisory positions (called DAS 4, DAS 5, and DAS 6 in the Brazilian public bureaucracy) in the Ministry of Finance departments between 1996 and 2020. The theoretical reference is studies on the politicization of high-level state bureaucracy. The data analyzed indicates a disparity between the turnover rate of Finance Ministers (which is low) and the turnover rate of those occupying DAS positions (which is high). The article explores explanations for this difference, considering the distinctive characteristics of this ministry in relation to others: it is more insulated, the profile of its staff is more technical, and its area of activity (fiscal and economic management) affects the interests of specific groups in society, private market agents. The results indicate that political-economic crises are important factors in DAS turnover alongside presidential and ministerial turnovers. The politicization of the high-level bureaucracy of the Ministry of Finance is not as strong as pointed out in the literature but is characterized by the preservation of the minister at the expense of his team, whose members are changed in response to political crises and generated by national and international economic instabilities.
  • Influências do suporte técnico e dos controles gerenciais no desempenho de tarefas no teletrabalho Fórum Perspectivas Práticas

    Cordova, Bruna Cristina; Santos, Edicreia Andrade dos; Sallaberry, Jonatas Dutra; Mendes, Alcindo Cipriano Argolo

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo verificou as influências dos controles gerenciais de ação e de resultado na relação entre suporte técnico ao teletrabalho, desempenho de tarefas e congruência de objetivos. Os dados foram coletados por meio de uma survey single entity, com 468 servidores de um órgão de Justiça, e analisados por meio de equações estruturais. Os achados mostram que o suporte técnico ao teletrabalho influencia positivamente os controles de ação e de resultado, o desempenho de tarefas e a congruência de objetivos. Evidenciou-se também que os controles de ação interferem positivamente no desempenho de tarefas e na congruência de objetivos, enquanto os controles de resultado influem, de forma direta ou por mediação, apenas na congruência de objetivos. Depreende-se que, os controles de resultado não afetam o desempenho de tarefas, pois precisam de revisão para alinhamento ao contexto de teletrabalho ou, alternativamente, que os servidores não precisam desse tipo de controle para apresentar bons desempenhos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio analizó la influencia de los controles de gestión de acciones y resultados en la relación entre el apoyo técnico al teletrabajo, el desempeño de tareas y la congruencia de objetivos. Los datos se recogieron mediante una encuesta a 468 funcionarios de un órgano judicial y se analizaron mediante ecuaciones estructurales. Los resultados muestran que el apoyo técnico al teletrabajo influye positivamente en los controles de acción y de resultados, en el desempeño de tareas y en la congruencia de objetivos. También se evidenció que los controles de acción influyen positivamente en el desempeño de tareas y en la congruencia de objetivos, mientras que los controles de resultados solo influyen directamente o a través de la mediación en la congruencia de objetivos. Se infiere que los controles de resultados no afectan al desempeño de tareas porque necesitan ser revisados para adecuarlos al contexto del teletrabajo o, alternativamente, que los funcionarios no necesitan este tipo de control para presentar buen desempeño.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study looked at the influence of action and results management controls on the relationship between technical support for teleworking and task performance and goal congruence. The data was collected through a single-entity survey of 468 civil servants from a unit of Justice and analyzed using structural equations. The findings show that technical support for teleworking positively influences action and results controls, task performance, and goal congruence. It was found that action controls positively influence task performance and goal congruence, while outcome controls only directly or through mediation influence goal congruence. It appears that results controls do not affect task performance because they need to be revised to align them with the teleworking context or, alternatively, that civil servants do not need this type of control to perform well.
  • Avaliação da cultura organizacional em centros de saúde pública de diferente complexidade no Chile Foro: Perspectivas Prácticas

    Cancino, Víctor Eduardo Cancino; Yáñez, Carlos Salvador Mellado

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa a cultura organizacional nas instituições de saúde pública no Chile, estabelecendo sua relação com o nível de complexidade e cobertura que apresentam, utilizando a escala de cultura organizacional de Denison, aplicada a uma amostra de 156 funcionários de quatro instituições. Assim, a instituição com menor nível de complexidade e cobertura apresentou níveis culturais mais elevados em todas as dimensões: envolvimento, consistência, adaptabilidade e missão; bem como nas perspectivas de flexibilidade/estabilidade e enfoques internos/externos. Alternativamente, as instituições com maior grau de cobertura, mas com um nível de complexidade diferente, não apresentam diferenças a nível cultural. Os resultados mostram a relação entre as características funcionais associadas à complexidade das organizações de saúde e as suas características culturais, demonstrando diferenças particulares consoante o nível de cobertura ou intensidade de procura dos serviços que prestam, bem como nas perspectivas de flexibilidade e estabilidade segundo o modelo de Denison.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo analiza la cultura organizacional en instituciones públicas de salud en Chile, estableciendo su relación con el nivel de complejidad y cobertura que presentan, utilizando la escala de cultura organizacional de Denison, aplicada en una muestra de 156 funcionarios de cuatro instituciones. Así, la institución con menor nivel de complejidad y cobertura mostró mayores niveles culturales en todas las dimensiones: implicación, consistencia, adaptabilidad y misión; así como en las perspectivas de flexibilidad/estabilidad y focos interno/externo. Alternativamente, las instituciones con mayor grado de cobertura, pero con distinto nivel de complejidad, no muestran diferencias a nivel cultura. Los resultados dan cuenta de la relación entre las características funcionales asociadas a la complejidad de las organizaciones de salud y sus rasgos culturales, demostrando diferencias particulares según el nivel de cobertura o intensidad de la demanda por las prestaciones que entregan, así como en las perspectivas de flexibilidad y estabilidad según el modelo de Denison.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes the organizational culture in public health institutions in Chile, establishing the relationship between the organizations’ cultures and their level of complexity and coverage using the Denison Organizational Culture Scale. The scale was applied to a sample of 156 workers from four institutions. The results reveal that institutions with low complexity and coverage showed higher cultural levels in all dimensions: involvement, consistency, adaptability and mission; as well as in the perspectives of flexibility/stability and internal/external focus. Alternatively, responses from workers in institutions with high coverage but different complexity did not show significant differences regarding their understanding of the organizational culture. In addition, the findings highlight the relationship between the functional characteristics associated with the complexity of health organizations and their cultural features, evidencing particular differences according to the level of coverage or intensity of demand for the services they provide, as well as perspectives of flexibility and stability according to the Denison model.
  • Errata Errata

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