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ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE CAMINHÕES LEVES E MÉDIOS NO TRANSPORTE DE MADEIRA EM PROPRIEDADES RURAIS

RESUMO

Visando analisar a viabilidade econômico-financeira da utilização de caminhões leves e médios no transporte da madeira produzida por pequenos produtores rurais dentro do processo de produção florestal, foram avaliados dois tipos de caminhões leves e dois de caminhões médios em 14 propriedades rurais no Estado do Espirito Santo. Considerando os ciclos de transporte, as distâncias, as produtividades das florestas, os valores de aquisição, a capacidade de carga e o consumo de combustível de cada caminhão, além do custo de abertura de estradas, foram ajustadas equações de regressão não linear de forma a estimar o custo de transporte de madeira nos diferentes cenários avaliados. Os custos de transporte foram inseridos no fluxo de caixa do processo de produção florestal, tendo sido avaliados a taxa interna de retorno e o valor presente líquido para todas as combinações. Os resultados configuraram o caminhão leve na versão 6x2 como a alternativa mais viável economicamente para o transporte da madeira, sendo 125 km a distância máxima viável, em florestas com produtividades até 250 m3/ha. Em florestas com produtividades acima de 300 m3/ha, o caminhão médio na versão 6x2 demonstrou ser a alternativa econômica mais viável em distâncias a partir de 150 km. Os caminhões leve e médio na versão 4x2 não evidenciaram ser a melhor alternativa econômica em nenhuma das situações avaliadas. Conclui-se que os caminhões leves são uma alternativa economicamente viável para o transporte da madeira, de forma a assegurar a rentabilidade e a sustentabilidade do negócio florestal em pequenas propriedades rurais.

Palavras-Chave:
Logística florestal; Gestão de custos; Veículos de transporte

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