Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DA IRRIGAÇÃO, DENSIDADE DE PLANTIO E COMPOSIÇÃO CLONAL EM PARÂMETROS DE QUALIDADE DE BIOMASSA LENHOSA PARA BIOENERGIA EM UM SISTEMA DE CURTA ROTAÇÃO COM SALGUEIROS (Salix spp.)

RESUMO

Em um plantio de salgueiro manejado em um sistema de curta rotação estudou o efeito da composição clonal, densidade de plantação e irrigação suplementar sobre anatomia da madeira, densidade, teor de umidade, poder calorífico inferior, teor de cinzas e a energia acumulada na biomassa lenhosa, e também estabeleceu as associações entre características anatômicas e físicas da madeira e os parâmetros que determinam a sua qualidade como combustível. Um experimento fatorial completo com três fatores foi estabelecido: irrigação, densidade de plantação e clone, cada um com dois níveis. Os clones foram: Salix matsudana Koidz. x Salix alba L. ‘Barrett 13-44 INTA´ (B), e Salix alba L. ‘Yaguareté INTA - CIEF´ (Y). Foram amostrados 46 varas de 1 m de comprimento para determinações anatomia (diâmetro e frequência do vasos, a espessura da parede da fibra e a área ocupada de parede), densidade da madeira, teor de umidade, cinza e variáveis energéticas. O clone B foi ligeiramente mais elevado do que o clone de Y, tendo maior densidade da madeira (0,406 vs. 0,395 g/cm3), e teor de umidade inferior (47,11 vs 50,53 %). A densidade de plantio não afetou nenhuma das variáveis analisadas, mas a irrigação suplementar teve influência sobre a eficiência energética (393,2 vs. 309,15 Gj/ha sem irrigação). Um sistema de produção implementado com o clone B, com menor densidade de plantio (13.000 plantas / ha) e cultivada com irrigação apresenta vantagens energéticas em relação a outras combinações avaliadas.

Palavras-Chave:
Madeira; Poder calorífico; Silvicultura

Sociedade de Investigações Florestais Universidade Federal de Viçosa, CEP: 36570-900 - Viçosa - Minas Gerais - Brazil, Tel: (55 31) 3612-3959 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: rarvore@sif.org.br