Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO MERCÚRIO NA ATIVIDADE DE AQUAPORINAS NA GERMINAÇÃO DO EIXO EMBRIONÁRIO DE Schizolobium parahyba (VELL.) BLAKE (FABACEAE)

RESUMO

A germinação é um processo fisiológico que começa com a hidratação. Canais específicos conhecidos como aquaporinas são responsáveis pela absorção de água através das membranas celulares biológicas. O cloreto mercúrico (HgCl2) inibe reversivelmente o transporte de água pelas aquaporinas durante a germinação e pode alterar a integridade do ácido desoxirribonucleico (DNA), o que pode resultar na deficiência das aquaporinas. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de HgCl2 e ditiotreitol (DTT) sobre a atividade das aquaporinas e sobre a integridade/degradação do (DNA) em eixos embrionários de Schizolobium parahyba (Vell.) Blake durante o processo de germinação. Os eixos isolados foram expostos a diferentes concentrações de HgCl2 ou DTT; e a atividade de aquaporinas, hidratação do embrião e a integridade do DNA foram avaliadas durante a embebição do eixo embrionário. O crescimento e as mudanças no peso fresco do eixo foram quantificados. Descobrimos que o metal pesado afeta a hidratação das sementes por inibição da atividade das aquaporinas e não causa mudanças na integridade do DNA.

Palavras-Chave:
Aquaporinas; Metal pesado; Sementes florestais

Sociedade de Investigações Florestais Universidade Federal de Viçosa, CEP: 36570-900 - Viçosa - Minas Gerais - Brazil, Tel: (55 31) 3612-3959 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: rarvore@sif.org.br