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Editorial

Foi com grande honra e prazer que aceitei o convite para assumir o cargo de Editor-Chefe da RAUSP - Management Journal. Durante oito anos, o Professor Nicolau Reinhard atuou de forma brilhante nessa função, colocando a RAUSP como uma das mais importantes revistas de gestão no Brasil. Eu o agradeço por sua inestimável contribuição, assumindo o compromisso e o desafio de continuar o seu trabalho no sentido de transformar a RAUSP em uma revista de âmbito internacional. Toda a equipe RAUSP está engajada em manter o seu trabalho, aumentar a visibilidade dos nossos autores e promover um maior diálogo com pesquisadores internacionais.

Nesta edição, estamos publicando oito artigos, abordando ampla variedade de temas relevantes para os avanços na pesquisa de gestão. Quatro deles chamam a atenção para os aspectos quantitativos, fazendo uso de métodos de pesquisa avançados. Esses artigos são: "Role conflict, role ambiguity and job satisfaction: Perceptions of the Brazilian controllers", de Marilu Nuñez Palomino e Fábio Frezatti. Por meio da técnica de modelagem de equações estruturais, os autores discutem como o conflito do papel e da ambiguidade afetam a satisfação no trabalho dos controladores brasileiros.

No artigo "Effectiveness of business strategies in Brazilian textile industry", de Paulo César de Sousa Batista, João Veríssimo de Oliveira Lisboa, Mário Gomes Augusto e Fátima Evaneide Barbosa de Almeida, por meio de um modelo conceitual elaborado pelos autores e usando equações estruturais, são discutidas as interações entre capacidades de estratégia de foco e de marketing e entre estratégia de liderança de custo e capacidades de gestão, visando observar como essas relações afetam o desempenho organizacional nas empresas têxteis brasileiras.

No artigo "Normal science and its tools: Reviewing the effects of factor analysis in management", de Luciano Rossoni, Ricardo Engelbert e Ney Luiz Bellegard, são apresentadas implicações para a pesquisa quantitativa ao abordar questões sobre métodos estatísticos que investigam diferentes formas de extração, definição de fatores e rotação, a partir de análise fatorial exploratória com meta-análise de 23 estudos.

No artigo "Earning management in Brazilian financial institutions", de Adriana Bruscato Bortoluzzo, Hsia Hua Sheng e Ana Luiza Porto Gomes, os autores apresentam uma análise do provisionamento para perdas de crédito em instituições financeiras brasileiras, mostrando que este é usado como um mecanismo de gerenciamento de resultados que suaviza o lucro líquido dessas instituições.

Numa perspectiva de natureza mais qualitativa, a maioria dos artigos na edição atual destaca aspectos comportamentais dentro das organizações. Empreendedorismo, satisfação do empregado, capacidades de gestão e atitude são tratados nos artigos apresentados a seguir.

No artigo "Critical incidents among women entrepreneurs: Personal and professional issues", de Vania Maria Jorge Nassif, Tales Andreassi e Maria José Tonelli, a Técnica do Incidente Crítico é utilizada para analisar situações críticas vividas por empresárias brasileiras e para entender como elas têm superado essas situações.

No estudo "In the corporate backstage, the taste of revenge: Misbehaviour and humor as form of resistance and subversion", de Cintia Rodrigues de Medeiros e Rafael Alcapadipani, são discutidas as relações entre funcionários e clientes. Os autores concentram-se na literatura sobre o mau comportamento e o humor, analisando e verificando a percepção dos funcionários atuais e antigos de restaurantes fast-food e call centers brasileiros.

Em "Workplace moral harassment and its consequences: A case study in a federal higher education institution", de Carmelita Angélica Guimarães, Vera L. Cançado e Reginaldo de Jesus Carvalho Lima, é realizado estudo de caso sobre assédio moral na instituição pública brasileira, no qual os autores mostram as consequências desse tipo de comportamento para a sociedade.

No artigo "Aesthetics and commodity-labor: Analysis of the Lukacsian aesthetic properties in business magazines - the Exame magazine", os autores, Dimitri Augusto da Cunha Toledo, Oscar Lima e Alexandre de Pádua Carrieri apresentam uma avaliação crítica e teórica de uma das mais importantes revistas de negócios no Brasil, a Exame, sob a luz da abordagem teórica de Georg Lukács.

Finalmente, para o ThinkBox, nossos autores convidados Sanjeev Goyal e Julien Gagnon, da Universidade de Cambridge, apresentam o artigo "Social networks and the firm".

Em nome do Conselho Editorial, desejo-lhes uma leitura agradável, esperando receber suas contribuições futuras para a nossa Revista.

Profa. Dra. Maria Sylvia Macchione Saes
Editora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Apr-Jun 2016
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