Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação em associações de interesse privado: uma aplicação com produtores de cana-de-açúcar no Brasil

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar os elementos preditores da satisfação apresentada por produtores de cana-de-açúcar com as associações de adesão voluntária que eles fazem parte. Foi desenvolvido um modelo composto por sete dimensões aglomeradas em dois tipos: aspectos individuais (aspectos econômicos, estabelecimento de novos relacionamentos e honra) e aspectos coletivos (percepção de serviços, representação, confiança e relevância da associação). Questionários foram aplicados diretamente a 550 produtores e desses 411 foram válidos. A partir dos dados levantados, foram feitas análises de correlação e regresso linear múltipla entre as variáveis. Os resultados identificaram que todas as sete variáveis do modelo apresentam correlação positiva com a satisfação, entretanto apenas cinco delas compuseram o modelo final após a regressão linear múltipla: percepção de serviços oferecidos, representação, confiança, aspecto econômico e honra. Os resultados também mostraram, diferentemente do esperado, que os aspectos coletivos influenciam mais a satisfação dos produtores do que os aspectos individuais. Apresentam-se importantes orientações sobre a pesquisa em associativismo e a gestão de associações.

Palavras-chave:
Associativismo; Satisfação; Antecessores da satisfação; Ação coletiva

Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br