Acessibilidade / Reportar erro

Papel da colangiobiópsia trans-hepática percutânea no diagnóstico de pacientes com icterícia obstrutiva: experiência inicial

Resumo

Objetivo:

Avaliar a precisão diagnóstica da colangiobiópsia trans-hepática percutânea (CBTP) em pacientes com suspeita de obstrução biliar.

Materiais e Métodos:

Análise retrospectiva de 18 pacientes apresentando icterícia obstrutiva foram submetidos a CBTP. Em cada paciente, 3 a 10 fragmentos foram coletados da lesão. O diagnóstico final foi confirmado por relatório anatomopatológico. Adicionalmente, foram registrados a análise laboratorial antes do procedimento, a classificação de Bismuth, o desfecho clínico, as intercorrências durante o procedimento, a via de acesso e os materiais utilizados.

Resultados:

A CBTP apresentou sucesso técnico em 100% dos casos. Dos 18 pacientes clinicamente diagnosticados com estenose biliar, 17 receberam diagnóstico patológico positivo. Em um caso os achados patológicos foram considerados falso-negativos. O colangiocarcinoma foi a neoplasia predominante (50%). Dezesseis (88,9%) procedimentos foram realizados sem intercorrências. Hemobilia transitória ocorreu em um caso e colangite em outro caso isolado.

Conclusão:

A CBTP é uma técnica segura, viável e simples, com alta taxa de verdadeiro-positivos para o diagnóstico definitivo de causas de icterícia obstrutiva.

Unitermos:
Icterícia obstrutiva; Trato biliar; Biópsia/métodos; Biópsia por agulha/métodos; Colangiografia

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br