Acessibilidade / Reportar erro

Análise dos custos de funcionamento dos serviços de mamografia localizados nas capitais dos estados do Brasil

RESUMOS DE TESES

Avaliação do espaço livre nasofaríngeo através das radiografias cefalométricas de perfil e endoscopia

Autor: Oswaldo Vilella

Orientador: Hilton Augusto Koch

Tese de Doutorado. UFRJ, 2004

O primeiro objetivo do presente estudo foi calcular o espaço aéreo livre nasofaríngeo através da análise das radiografias cefalométricas de perfil de indivíduos respiradores nasais e indivíduos respiradores bucais com idades entre 6 e 12 anos, com a finalidade de obter índices cefalométricos capazes de predizer a expectativa de obstrução das vias aéreas da nasofaringe. Para tanto, duas amostras foram estudadas: 170 indivíduos brasileiros respiradores nasais (85 do sexo masculino e 85 do sexo feminino) e 60 indivíduos suecos respiradores bucais (37 do sexo masculino e 23 do sexo feminino). O exame otorrinolaringológico indicou a necessidade da realização de adenoidectomias para o alívio da obstrução nasal dos indivíduos respiradores bucais. Os indivíduos componentes de cada uma das duas amostras foram divididos em três grupos, de acordo com a faixa etária. A partir desses índices cefalométricos, foi realizada a predição da expectativa de obstrução nasofaríngea dos indivíduos respiradores bucais.

O segundo objetivo foi comparar esses índices com o resultado do exame de endoscopia da nasofaringe. Os achados endoscópicos e radiográficos de outra amostra de 29 pacientes brasileiros (13 do sexo masculino e 16 do sexo feminino), entre 7 e 12 anos de idade, que estavam sendo submetidos a tratamento ortodôntico e apresentavam respiração bucal ou mista, foram utilizados para alcançar esse objetivo.

A análise dos resultados revelou que a concordância entre as medidas cefalométricas referentes ao espaço aéreo e o diagnóstico endoscópico foi perfeita para a variável ENP-ad2 e regular para as variáveis ENP-ad1 e ENP-ad1-ad2-ENP. A distância linear ENP-ad2, portanto, fornece uma informação mais precisa sobre o espaço aéreo livre nasofaríngeo visualizado sobre a radiografia cefalométrica de perfil.

Análise dos custos de funcionamento dos serviços de mamografia localizados nas capitais dos estados do Brasil

Autor: Francisco Mário Fonseca de Asevedo

Orientador: Hilton Augusto Koch

Tese de Doutorado. UFRJ, 2004

O trabalho em questão é fruto de extensa pesquisa, nestes dois últimos anos, junto a diversos serviços de mamografia localizados nas capitais dos estados da federação brasileira. Nele, procura-se apresentar um conjunto de análises pertinentes aos custos praticados nessas entidades empresariais e o impacto destes custos para a vida dessas empresas. Analisam-se, também, questões relacionadas a certos recursos empregados no processo de produção dessas empresas, bem como as quantidades demandadas por exames, tanto de pacientes conveniados quanto de pacientes particulares. Os preços praticados por essas organizações, a remuneração efetuada pelos convênios, dos serviços prestados, o desempenho e a situação econômica de cada um desses serviços de mamografia também são objeto de análise.

Observou-se, através das análises efetuadas, que os serviços de mamografia pesquisados operam com custos elevados, decorrentes de vários fatores como os constantes aumentos das tarifas públicas, das matérias-primas, dos encargos sociais, da carga tributária, do aluguel de imóvel e da manutenção de equipamentos. Aliados a estes custos somam-se o desperdício e a má administração de algumas dessas empresas, o que contribui, como um todo, para a baixa lucratividade de grande parte delas.

Aspectos tomográficos da talcose pulmonar

Autora: Melissa Vieira Koch

Orientador: Edson Marchiori

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2004

A talcose pulmonar é uma pneumoconiose causada pela inalação ou injeção endovenosa de silicato ácido de magnésio. A doença possui quatro formas de apresentação, três delas pela aspiração das partículas de talco, em sua forma pura, associado a partículas de sílica ou a fibras de asbesto. A última forma ocorre em pacientes usuários de drogas endovenosas.

Neste trabalho são analisados os aspectos tomográficos encontrados em seis pacientes com talcose pulmonar, realizando-se um estudo comparativo com a literatura médica.

Os achados mais freqüentemente encontrados na tomografia computadorizada do tórax foram as massas conglomeradas com áreas de maior densidade no interior, que representam as partículas de talco, enfisema, bandas parenquimatosas e/ou espessamento dos septos interlobulares e espessamento pleural, encontrados em 83,3% dos pacientes. Observaram-se ainda, porém com menor intensidade, áreas esparsas de vidro fosco, pequenos nódulos e faveolamento.

A tomografia computadorizada de alta resolução permitiu avaliar o comprometimento pulmonar desta pneumoconiose, mostrando ser indispensável para o diagnóstico e caracterização da doença.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Mar 2005
  • Data do Fascículo
    Fev 2005
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br