Acessibilidade / Reportar erro

A ultrassonografia como método de avaliação da distribuição da gordura abdominal em crianças pré-púberes obesas e sua relação com alterações metabólicas

Resumo

Objetivo:

Avaliar, em crianças pré-púberes obesas, a distribuição da gordura no abdome por meio da ultrassonografia e sua possível correlação com as alterações metabólicas decorrentes da obesidade.

Materiais e Métodos:

Estudo transversal em crianças pré-púberes, sendo 77 obesas (33 meninas e 44 meninos) com média de idade de 7,31 anos e 31 eutróficas (17 meninas e 14 meninos) com média de idade de 7,32 anos. Em todas as crianças foram medidas a espessura da parede abdominal (EPA) e a espessura da gordura intra-abdominal (EIA), pela ultrassonografia. Para a avaliação das alterações metabólicas associadas, foi realizada dosagem sérica de glicemia, HDL-colesterol, triglicerídeos e insulina.

Resultados:

Observou-se que as crianças obesas apresentaram aumento da gordura abdominal, com predomínio da EPA e sem diferença significativa da EIA e a EPA em relação ao gênero. Foi encontrada associação direta estatisticamente significante entre o índice homeostatic model assessment for insulin resistance (HOMA-IR) e EPA e EIA.

Conclusão:

A EPA em pré-púberes obesos, medida pela ultrassonografia, demonstrou ter maior relação com o HOMA-IR, determinante de resistência insulínica, em relação ao metabolismo lipídico e à glicemia.

Unitermos:
Criança; Ultrassonografia; Gordura subcutânea; Gordura intra-abdominal

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br