Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos tomográficos da proteinose alveolar pulmonar

Resumos de Artigos

Aspectos tomográficos da proteinose alveolar pulmonar.

Holbert JM, Costello P, Li W, Hoffman RM, Rogers RM. CT features of pulmonary alveolar proteinosis. AJR 2001;176:1287¾94.

Introdução: A tomografia tem papel importante no diagnóstico da proteinose alveolar pulmonar. Embora as alterações encontradas na radiologia convencional sejam inconclusivas, os achados tomográficos são bastante característicos para sugerir o seu diagnóstico. Este trabalho avalia o maior número de tomografias já descrito na literatura, analisando a distribuição da doença, a freqüência dos diferentes tipos de opacidades encontradas e a influência da espessura dos cortes realizados.

Materiais e métodos: Foi realizado estudo retrospectivo de 139 exames tomográficos (79 com cortes espessos e 60 com finos) de 27 pacientes com proteinose alveolar comprovada através da patologia. Dois observadores independentes avaliaram as alterações e o padrão de distribuição da doença em três níveis de cada pulmão (croça da aorta, carena e veias pulmonares inferiores). Foi realizada uma graduação da porcentagem das seguintes alterações: opacidades em vidro fosco, enfisema, opacidades do espaço aéreo, espessamento de septos inter e intralobulares e fibrose.

Resultados: As lesões tinham padrão geográfico, embora algumas vezes fossem difusas. A sua distribuição era na maioria dos casos uniforme, mas em alguns pacientes havia predomínio nas regiões inferiores. O padrão de vidro fosco foi observado em todos os pacientes. Espessamento de septos interlobulares (85%), opacidades do espaço aéreo (78%), fibrose significativa (7%) e espessamento de septos intralobulares (7%) foram menos freqüentes. Comparando os cortes grossos com os finos, estes demonstravam mais o espessamento de septos interlobulares, mas não havia diferença em relação às outras alterações. Após a lavagem pulmonar houve importante redução do padrão de vidro fosco e no espessamento dos septos interlobulares.

Conclusão: Embora o termo proteinose alveolar seja sugestivo de doença apenas alveolar, o seu aspecto tomográfico inclui diferentes tipos de opacidades. Geralmente os pacientes apresentam combinação de áreas de vidro fosco e espessamento de septos interlobulares, resultando no padrão de pavimentação em mosaico. As lesões têm um aspecto geográfico e, na maioria das vezes, sua distribuição é uniforme. Em número pequeno de pacientes a fibrose foi a principal alteração encontrada. Áreas grandes e focais de consolidação não são comuns na proteinose alveolar e devem levantar a suspeita de infecções associadas.

Erick Malheiro Leoncio Martins

Médico Residente (R3) do Departamento de Radiologia da UFF

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Maio 2002
  • Data do Fascículo
    2002
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br