Há 21 anos exerço a honrosa função de Editor-Chefe da revista Radiologia Brasileira (RB), publicação oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), inicialmente em parceria com o Prof. Giovanni Guido Cerri, e a partir de 2011 isoladamente. Chegou a hora de renovação e mudanças. A partir de janeiro/2023 essa função será exercida pelo Prof. Valdair Muglia, atual presidente do CBR.
Ao longo destes anos, a revista passou por várias modificações, na tentativa de aperfeiçoá-la e de adaptá-la aos padrões internacionais. Inicialmente, instituímos o sistema de revisões on-line, que permitiu maior agilidade na tramitação dos artigos em avaliação, sem o uso do correio, com possíveis extravios, possibilitando inclusive que os artigos passassem a ser avaliados por dois revisores e, eventualmente, até por três. Além disso, a revista passou a ter uma versão on-line em inglês, na íntegra, permitindo o acesso de pesquisadores de todo o mundo(11 Marchiori E, Cerri GG, Moreira FA. Directions of Radiologia Brasileira. Radiol Bras. 2008;41(1):v.).
A meta seguinte foi a indexação da revista em bancos internacionais. Este é o objetivo de praticamente todas as revistas médicas mais importantes, nacionais e internacionais(22 Marchiori E. The challenging indexation of Radiologia Brasileira. Are we able to collaborate in this process? Radiol Bras. 2011;44(2):v.). Com a indexação da RB na base de dados Scopus/Scimago, a revista passou a ser classificada de acordo com o seu impacto( 3). Em seguida, o PubMed Central aprovou o mérito científico da revista, abrindo caminho para a sua indexação final no PubMed(44 Marchiori E. Changes in Radiologia Brasileira for 2015. Radiol Bras. 2015; 48(1):v.).
Os pesquisadores na área da Radiologia, com ênfase especial aos que participam de Programas de Pós-graduação stricto sensu avaliados pela Capes, se beneficiaram muito com esses avanços na qualificação da revista, não só na avaliação dos Programas a que pertencem, como nas suas avaliações pessoais, quando solicitam bolsas de pesquisa aos órgãos de fomento(44 Marchiori E. Changes in Radiologia Brasileira for 2015. Radiol Bras. 2015; 48(1):v.).
A meta atual, que vem sendo buscada com a participação imprescindível do Prof. Valdair Muglia, é a indexação na base de dados Web of Science (pertencente ao grupo Clarivate Analytics), a partir da qual se elabora, anualmente, o Journal Citation Reports (JCR), que é a referência de citações mais utilizada para o cálculo do fator de impacto de um periódico(55 Marchiori E. Radiologia Brasileira: ranking among international radiology journals and among Brazilian medical journals. Radiol Bras. 2017;50(6):v.,66 Marchiori E, Muglia VF. Radiologia Brasileira: the constant struggle for its improvement. Radiol Bras. 2020 Jan;53(1):v.).
Neste momento de despedida, alguns agradecimentos precisam ser feitos. Inicialmente, agradeço às sucessivas Diretorias e Presidentes do CBR pela confiança depositada no nosso trabalho ao longo de todos esses anos, apoiando e patrocinando todas as nossas iniciativas. Agradeço também ao Dr. Alexandre Moroz, coordenador editorial da revista, nosso braço direito e esquerdo, que com sua simplicidade e competência foi de fundamental importância na manutenção da qualidade da revista. Sem ele, minha tarefa teria sido impossível. Não pode ser esquecido o papel do corpo editorial e dos revisores, que tem sido de enorme importância no processo. Profissionais extremamente ocupados, que anonimamente disponibilizam parte do seu escasso tempo livre para rever os artigos, avaliá-los, modificá-los, aceitando-os ou recusando-os, garantindo o que é mais importante numa revista científica: a qualidade e o rigor científico do material publicado.
Saio desta função, mas continuo à disposição do CBR e do novo Editor-Chefe, o Prof. Valdair Muglia, que tanto colaborou com a revista e comigo pessoalmente, nos últimos anos, sem dúvida se qualificando para exercer essa importante função.
REFERENCES
-
1Marchiori E, Cerri GG, Moreira FA. Directions of Radiologia Brasileira Radiol Bras. 2008;41(1):v.
-
2Marchiori E. The challenging indexation of Radiologia Brasileira Are we able to collaborate in this process? Radiol Bras. 2011;44(2):v.
-
3Marchiori E. Radiologia Brasileira: good news for Brazilian researchers. Radiol Bras. 2013;46(3):v.
-
4Marchiori E. Changes in Radiologia Brasileira for 2015. Radiol Bras. 2015; 48(1):v.
-
5Marchiori E. Radiologia Brasileira: ranking among international radiology journals and among Brazilian medical journals. Radiol Bras. 2017;50(6):v.
-
6Marchiori E, Muglia VF. Radiologia Brasileira: the constant struggle for its improvement. Radiol Bras. 2020 Jan;53(1):v.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
19 Dez 2022 -
Data do Fascículo
Nov-Dec 2022