Acessibilidade / Reportar erro

Acurácia da ressonância magnética para o diagnóstico de hálux valgo

Resumo

Objetivo:

Avaliar a acurácia da ressonância magnética (RM) para o diagnóstico de hálux valgo usando radiografias com carga como padrão ouro.

Materiais e Métodos:

Análise retrospectiva de pacientes que realizaram RM do antepé e radiografias com carga, de janeiro a junho de 2015. O ângulo metatarsofalangiano (AMF) foi medido nas RMs e nas radiografias. O teste de Wilcoxon e regressão linear foram utilizados para comparar as mensurações. Pacientes foram divididos de acordo com os valores do AMF nas radiografias: > 15° (hálux valgo) e ≤ 15° (grupo controle). Avaliações qualitativa e quantitativa foram realizadas por RM. Para análise quantitativa, uma curva ROC foi utilizada para definir o ponto de corte com maior acurácia.

Resultados:

Foram incluídas 66 RMs, 22 no grupo com hálux valgo e 44 no grupo controle. O teste de Wilcoxon indicou diferença significativa entre os métodos. Avaliação de regressão demonstrou relação não linear entre as medidas e e os valores não apresentaram boa correlação. Considerando os grupos hálux valgo e controle, um valor de corte 16,4° na RM demonstrou maior acurácia (86%). A avaliação subjetiva foi inferior à avaliação objetiva.

Conclusão:

A medida do AMF na RM pode ser utilizada para diagnóstico de hálux valgo, com um valor de corte de 16,4°.

Unitermos:
Ressonância magnética; Pé; Hálux valgo; Antepé humano/diagnóstico por imagem; Ângulo metatarsofalangiano/diagnóstico por imagem

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br