Acessibilidade / Reportar erro

Hemorragia adrenal unilateral espontânea aguda: etiologia e achados de imagem em seis casos

Resumo

Objetivo:

Avaliar as características de imagem na tomografia computadorizada de pacientes admitidos com suspeita clínica de hemorragia adrenal aguda em três instituições, no período de três anos, e que tiveram o diagnóstico final confirmado.

Materiais e Métodos:

Análise retrospectiva da tomografia computadorizada de pacientes com suspeita de hemorragia adrenal aguda. Foram incluídos apenas os casos com confirmação diagnóstica. Foram excluídos os pacientes que apresentaram ruptura aórtica e hemorragia retroperitonial. As imagens foram analisadas por um radiologista experiente e dois residentes em radiologia.

Resultados:

Este estudo analisou seis casos de hemorragia adrenal unilateral, três deles na adrenal esquerda e três na adrenal direita. Todos apresentaram-se com massa arredondada ou oval, alterando a anatomia habitual da glândula. O diâmetro máximo foi 12,2 cm e os valores de atenuação variaram de 45 a 70 UH, não se observando realce nas fases contrastadas. Não foram observadas calcificações.

Conclusão:

As hemorragias adrenais são raras, porém, potencialmente fatais. O diagnóstico precoce é essencial, portanto, o reconhecimento das possíveis apresentações dessas lesões pelos radiologistas pode ajudar a evitar que pacientes evoluam com insuficiência da glândula e óbito.

Unitermos:
Glândula adrenal; Hemorragia; Tomografia computadorizada

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br