Acessibilidade / Reportar erro

Aplicabilidade da tecnologia tridimensional na medicina fetal* * Trabalho realizado na Alta Excelência Diagnóstica, Clínica de Diagnóstico Por Imagem (CDPI) e Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

Objetivo:

Gerar modelos físicos de fetos utilizando imagens obtidas por ultrassonografia tridimensional (US3D), ressonância magnética (RM) e, em alguns casos, tomografia computadorizada (TC), para orientar a técnica de adição de camadas.

Materiais e Métodos:

Foram usadas imagens obtidas de 31 gestantes, incluindo 5 casos de gestação gemelar. Os exames foram realizados usando US3D, RM e em alguns casos TC, e os arquivos foram exportados para uma estação de trabalho em formato DICOM. Um único observador realizou o processo de segmentação manual usando tela de alta resolução. Um software que converte imagens médicas em modelos numéricos foi utilizado para construir modelos virtuais 3D, que foram fisicamente materializados.

Resultados:

Os modelos virtuais e físicos baseados na US3D, RM e TC realizados separadamente ou em conjunto foram concluídos com sucesso. A aparência pós-natal do feto abortado ou do recém-nascido se assemelhou muito com os modelos físicos, particularmente nos casos de malformações.

Conclusão:

O uso da US3D, RM e TC pode ajudar para melhor compreensão das características físicas do feto. Essas técnicas podem ser usadas com fins didáticos para auxiliar na abordagem multidisciplinar e na melhor compreensão dos pais. As imagens podem ser segmentadas e aplicadas separadamente ou combinadas para construir modelos virtuais 3D e físicos.

Unitermos:
Feto; Medicina fetal; Tecnologia tridimensional; Ultrassonografia; Ressonância magnética; Tomografia computadorizada

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br