Acessibilidade / Reportar erro

A acurácia do estudo de difusão na avaliação pré-operatória do carcinoma do endométrio

Resumo

Objetivo:

Determinar o valor adicional da difusão (DWI) em ressonância magnética (RM) na avaliação pré-operatória da invasão miometrial do câncer do endométrio, em comparação com sequências T2 e com o estudo dinâmico após contraste paramagnético (dynamic contrast-enhanced - DCE).

Materiais e Métodos:

Estudo retrospectivo incluindo 44 mulheres com câncer do endométrio que realizaram RM 1,5 T pré-operatória. Dois radiologistas desconhecendo a histopatologia final realizaram interpretação consensual sobre a profundidade de invasão miometrial e o estádio da doença considerando três conjuntos de sequências: T2, DCE+T2 e DWI+T2. Para cada conjunto foram calculadas acuidade, sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo. A acuidade diagnóstica foi comparada com ajuste do valor de p utilizando o procedimento Benjamini-Hochberg.

Resultados:

DWI+T2 apresentou melhor performance diagnóstica na avaliação da invasão miometrial e permitiu estadiar corretamente mais pacientes (41/44) do que DCE+T2 (34/44) e T2 (22/44). A superior acuidade diagnóstica da DWI+T2 foi estatisticamente significativa quando comparada com T2 (p < 0,05), mas não quando comparada com DCE+T2 (p > 0,05).

Conclusão:

A interpretação da DWI+T2 melhorou a acuidade diagnóstica da RM na avaliação pré-operatória da invasão miometrial do câncer de endométrio, o que poderá ser particularmente útil em pacientes com contraindicação para contraste paramagnético.

Unitermos:
Neoplasias do endométrio; Ressonância magnética; Ginecologia; Neoplasias; Endométrio/patologia

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br