Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação quantitativa do volume cerebral em um grupo de idosos de São Paulo, Brasil: um estudo de base populacional

Resumo

Objetivo:

Analisar, quantitativamente, o volume cerebral de idosos em uma amostra de base populacional em São Paulo.

Materiais e Métodos:

O estudo é uma avaliação radiológica e análise quantitativa baseada em voxel com alinhamento de superfície de 525 imagens de ressonância magnética de participantes de uma coorte de idosos (SABE - Saúde, Bem-estar e Envelhecimento) em São Paulo, Brasil, com idades de 60 a 103 anos, dos dois sexos.

Resultados:

Observamos redução média do volume cerebral total de 2,4% por década após os 60 anos de idade. A redução de volume ocorreu na substância cinzenta e na substância branca com a idade. A relação entre volume cerebral intracraniano e volume cerebral total diferiu entre homens e mulheres.

Conclusão:

Nós reproduzimos os achados de estudos prévios em populações americanas e europeias. A relação entre volume intracraniano e volume cerebral é maior em homens, o que pode representar fonte de viés na avaliação de atrofia radiológica convencional, já que essa avaliação é usualmente baseada em análise de espaços liquóricos intracranianos.

Unitermos:
Envelhecimento; Encéfalo; Ressonância magnética; Neuroimagem; Interpretação de imagem assistida por computador/método

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br