Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de tumores gliais por ressonância magnética e correlação com estudo histopatológico

Resumo

Objetivo:

Determinar a correlação dos achados de imagem convencional e de difusão na ressonância magnética (RM) do encéfalo, com base nos critérios Visually AcceSAble Rembrandt Images (VASARI), com a classificação histopatológica de gliomas: gliomas de baixo grau e gliomas de alto grau.

Materiais e Métodos:

Imagens de RM pré-cirúrgicas de 178 pacientes com gliomas cerebrais e confirmação patológica foram avaliadas por dois neurorradiologistas quanto ao tamanho, localização e morfologia do tumor usando um padrão de imagem baseado nos critérios VASARI.

Resultados:

Na análise univariada, mais da metade das características avaliadas apresentou associação significativa com o grau do tumor. Hemorragia, restrição à difusão, invasão pial, realce e tumor sem realce cruzando a linha média foram as características com associação mais significativa. No modelo de regressão multivariada, a presença de realce e hemorragia manteve associação significativa com tumores de alto grau. A ausência de realce pelo meio de contraste e a restrição da difusão foram associados à presença da mutação do gene isocitrato desidrogenase.

Conclusão:

Nossos dados ilustram que as características de RM do VASARI, especialmente hemorragia intratumoral, presença de realce de contraste e multicentricidade, forneceram uma correlação importante com o grau da neoplasia glial.

Unitermos:
Glioma; Gradação de tumores; Ressonância magnética; Neoplasias encefálicas; Isocitrato desidrogenase

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br