Acessibilidade / Reportar erro

Estimativa da produtividade de radiologistas brasileiros: a busca por um padrão de referência

Resumo

Objetivo:

Estimar a produtividade média dos radiologistas brasileiros em número de laudos emitidos por período de trabalho de seis horas, analisando variáveis que possam influenciar os resultados.

Materiais e Métodos:

Pesquisa realizada por meio de questionários online respondidos por radiologistas brasileiros afiliados ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. As questões incluíram dados demográficos e profissionais dos radiologistas (forma de remuneração, método de imagem de atuação e subespecialidade) e a produtividade individual e a considerada razoável em um período de seis horas de trabalho. A associação entre a produtividade e as características de trabalho dos radiologistas foi calculada pela razão de prevalência, por meio da regressão de Poisson.

Resultados:

Ao todo, 510 radiologistas responderam ao questionário. A grande maioria dos respondedores (84%) relatou que a sua remuneração está diretamente relacionada à produtividade. A produtividade variou em função da subespecialidade de atuação, ambiente de trabalho e modelo de remuneração.

Conclusão:

Demonstramos a associação entre a produtividade do radiologista e as características relacionadas à forma de trabalho. Esperamos que este estudo impulsione outras pesquisas que avaliem a capacidade produtiva do radiologista brasileiro, considerando as diversas funções exercidas por este profissional em sua rotina de trabalho, contemplando outras atividades, além da emissão de laudos.

Unitermos:
Radiologistas/normas; Eficiência; Remuneração; Reembolso de incentivo; Carga de trabalho; Diagnóstico por imagem/estatística e dados numéricos

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br