Acessibilidade / Reportar erro

Variações anatômicas do tronco celíaco e sistema arterial hepático: uma análise pela angiotomografia multidetectores* * Trabalho realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Resumo

Objetivo:

Analisar a prevalência de variações anatômicas da ramificação do tronco arterial celíaco (TAC) e do sistema arterial hepático (SAH), o diâmetro e comprimento do TAC e sua distância para a artéria mesentérica superior.

Materiais e Métodos:

Estudo retrospectivo, transversal, predominantemente descritivo, baseado na análise de imagens de tomografia computadorizada de 60 pacientes.

Resultados:

A anatomia do TAC foi normal em 90% dos casos. Cinco (8,3%) pacientes apresentaram o tronco hepatoesplênico e um (1,7%) apresentou o tronco hepatogástrico. O SAH variou em 21,7% dos casos. Desses, 8,3% foram na localização anômala da artéria hepática direita e 5% da artéria hepática esquerda. Ainda foram encontrados 3 (5%) casos de relocalização conjunta da artéria hepática direita e artéria hepática esquerda e 2 (3,3%) de trifurcação da artéria hepática própria. A média de comprimento e o calibre médio do TAC foram, respectivamente, 2,33 cm e 0,8 cm. A distância média entre o TAC e a artéria mesentérica superior foi 1,2 cm, com desviopadrão de 4,08. Houve correlação significativa entre diâmetro e comprimento do TAC, e diâmetro do TAC e distância deste para a artéria mesentérica superior.

Conclusão:

O padrão de variação do TAC e seu diâmetro corroboram a maioria dos dados da literatura, embora o mesmo não tenha ocorrido em relação ao SAH.

Unitermos:
Anatomia; Tronco celíaco; Artéria hepática; Tomografia computadorizada multidetectores

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br