Acessibilidade / Reportar erro

Angiotomografia abdominal no paciente com sangramento gastrintestinal ativo* * Trabalho realizado no Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), São Paulo, SP, Brasil.

Resumo

O sangramento gastrintestinal representa uma emergência médica comum, com taxas consideráveis de morbimortalidade, sendo essencial um rápido diagnóstico para se obter um prognóstico favorável. A endoscopia digestiva alta é o principal método diagnóstico, porém, em casos de sangramento maciço, o exato local de sangramento pode não ser detectável. Além disso, nem sempre está disponível um profissional treinado para a sua execução. A colonoscopia óptica na urgência tem suas limitações ligadas à ausência do preparo intestinal adequado e não permite avaliar a maior parte do intestino delgado. A cintilografia não determina a localização precisa do sangramento e não é disponível na emergência. O uso da cápsula endoscópica é inapropriado no cenário emergencial e tem custo elevado. A angiografia digital, apesar de altamente sensível, é um método invasivo, tem riscos associados ao cateterismo, além de baixa disponibilidade emergencial. Por outro lado, pela sua rapidez, ampla disponibilidade e baixa invasividade, a angiotomografia desponta como opção promissora no algoritmo diagnóstico desses pacientes, sendo capaz de determinar o local e a causa do sangramento com alta acurácia, bem como orientar o seu tratamento. Com base em revisão crítica da literatura e na nossa própria experiência, propomos um protocolo de exame de angiotomografia para o paciente com hemorragia digestiva.

Unitermos:
Hemorragia gastrintestinal; Tomografia computadorizada; Angiografia; Tomografia computadorizada multidetectores

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br