Acessibilidade / Reportar erro

Tumor de células granulares da mama: correlação anatomorradiológica

Resumo

Objetivo:

Rever as características de imagem dos tumores de células granulares da mama (mamográficas, ultrassonográficas e de ressonância magnética), estabelecendo uma correlação anatomopatológica, no intuito de proporcionar aos radiologistas uma familiarização com esta entidade e alertar para outros diagnósticos diferenciais de lesões espiculadas além das malignas.

Materiais e Métodos:

Consulta dos processos clínicos (base de dados clínica, anatomopatológica e sistema de comunicação e arquivamento de imagens) de doentes seguidos no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, com diagnóstico anatomopatológico confirmado de tumor de células granulares da mama, de janeiro de 2012 a dezembro de 2018.

Resultados:

Todos os tumores exibiram características de imagem altamente sugestivas de malignidade (BI-RADS 5), nomeadamente espiculações, crescimento em profundidade e atenuação posterior (ultrassonografia), um mostrou um perfil cinético com washout na ressonância magnética, dois estavam aderentes ao músculo peitoral e um associava retração cutânea. O diagnóstico definitivo foi anatomopatológico.

Conclusão:

Os tumores de células granulares da mama constituem um desafio diagnóstico, pois podem apresentar características clínicas e de imagem que mimetizam malignidade, pelo que o diagnóstico é anatomopatológico. Os radiologistas devem estar familiarizados com esta entidade de forma a considerá-la nos diagnósticos diferenciais de lesões espiculadas, além das lesões malignas.

Keywords:
Tumor de células granulares; Neoplasia da mama; Células de Schwann

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br