Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação radiográfica da tonsila faríngea: proposição de um método de medição objetivo* * Trabalho realizado no Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), São Paulo, SP, Brasil.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar parâmetros radiográficos atuais destinados à verificação da adenoide e obstrução nasofaríngea e apresentar um método de avaliação alternativo.

Materiais e Métodos

Crianças (4 a 14 anos) que apresentavam queixas de obstrução nasal e/ou respiração oral foram submetidas ao exame radiográfico de cavum faríngeo. Cento e vinte registros foram avaliados por parâmetros radiográficos quantitativos, e estes dados foram correlacionados ao exame de videonasofaringoscopia, aqui considerado como padrão ouro, em relação à porcentagem de obstrução coanal. Posteriormente, uma análise de regressão foi realizada com os mesmos parâmetros quantitativos, de modo que um modelo original fosse criado com o objetivo de predição do percentual de obstrução coanal.

Resultados

Os parâmetros quantitativos atuais demonstraram correlações moderadas, quando não fracas, ao percentual de obstrução. O modelo de regressão desenvolvido (110.119*A/N) demonstrou capacidade satisfatória de “prever” o real percentual de obstrução adenóidea.

Conclusão

Uma vez que os parâmetros radiográficos atuais apresentam limitações, o modelo original aqui apresentado deve ser considerado como um método de avaliação adenóidea alternativo, a ser utilizado quando a videonasofaringoscopia estiver indisponível.

Tonsila faríngea; Respiração bucal; Radiografia; Diagnóstico


Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br