Acessibilidade / Reportar erro

A importância da PET/CT na avaliação de pacientes com tumores de Ewing* * Trabalho realizado no Hospital São José – Beneficência Portuguesa de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Resumo

A avaliação eficaz para o tratamento dos pacientes com tumores de Ewing depende de uma avaliação precisa da extensão do tumor primário e da existência de doença metastática. Atualmente, não há sistema de estadiamento universalmente aceito para a avaliação dos tumores de Ewing. O presente estudo tem como objetivo discutir o uso da PET/CT como ferramenta para a realização de estadiamento, reestadiamento e avaliação da resposta terapêutica em pacientes com tumores de Ewing. Embora a PET/CT apresente algumas limitações em comparação com os métodos de imagens anatômicos, a importância do exame na avaliação desses pacientes decorre de sua capacidade de fornecer informações adicionais fisiológicas, o que muitas vezes gera implicações clínicas importantes. A avaliação atual dos pacientes com tumor de Ewing deve ser composta do estudo com PET/CT combinado com as outras modalidades de imagem anatômica, como radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Unitermos:
Sarcoma de Ewing; Diagnóstico por imagem; Diagnóstico; Avaliação

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br