Acessibilidade / Reportar erro

Achados tomográficos de pacientes submetidos a tomografia de crânio no pronto-socorro do Hospital Universitário Cajuru* * Trabalho realizado no Hospital Universitário Cajuru – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil.

Objetivo

Reconhecer e analisar a prevalência dos achados tomográficos de pacientes submetidos a tomografia de crânio atendidos no pronto-socorro do Hospital Universitário Cajuru.

Materiais e Métodos

Estudo transversal pela análise sequencial de 200 laudos de tomografia de crânio incluindo todos os pacientes admitidos no pronto-socorro do Hospital Universitário Cajuru submetidos a este exame sem contraste intravenoso.

Resultados

Observou-se a presença de alterações em 76,5% dos exames. Destas, as mais frequentes foram: aumento de volume de partes moles extracranianas (22%), fratura óssea (16,5%), hemorragia subaracnoidea (15%), hipodensidade inespecífica (14,5%), velamento dos seios paranasais (11,5%), edema cerebral difuso (10,5%), hematoma subdural (9,5%), contusão cerebral (8,5%), hidrocefalia (8%), hipodensidade retrátil/gliose/encefalomalácia (8%).

Conclusão

Reconhecemos que os achados mais comuns em um serviço de urgência e emergência em outros estudos se assemelham aos nossos. Essas informações são importantes para que os profissionais reconheçam quais são as principais alterações a serem identificadas em uma tomografia de crânio e para um futuro planejamento e triagem hospitalar, a fim de obter eficiência e melhora nos serviços prestados.

Tomografia computadorizada; Traumatismos cranioencefálicos; Diagnóstico por imagem


Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br