Acessibilidade / Reportar erro

Convulsão por causa de intoxicação por múltiplas drogas: relato de caso

Resumo

O mecanismo do efeito antidepressivo de bupropiona ainda não está bem esclarecido. Contudo, seu uso no tratamento de depressão revelou ser eficaz para reduzir os sintomas de abstinência relacionados à cessação do tabagismo. Uma paciente do sexo feminino, 28 anos, com história de depressão, deu entrada no setor de emergência uma hora após a ingestão de bupropiona, quetiapina e levotiroxina em doses elevadas para cometer suicídio. Ao ser internada em unidade de terapia intensiva, estava acordada, alerta, desorientada e agitada. Após duas horas, apresentou uma crise tônico-clônica generalizada. O tratamento necessário foi administrado e nove horas mais tarde, com a estabilização hemodinâmica, o estado mental da paciente melhorou.

Bupropiona pode causar comportamentos incomuns, incluindo delírios, paranoia, alucinações ou confusão mental. O risco de convulsão é altamente dependente da dose. Queremos enfatizar a importância da lavagem gástrica precoce e da administração de carvão ativado.

PALAVRAS-CHAVE
Bupropiona; Unidade de terapia intensiva; Convulsão

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org