Acessibilidade / Reportar erro

Lesão dentária na anestesiologia

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A lesão dentária é a complicação mais comum da anestesia geral e apresenta importantes consequências físicas, econômicas e médico-legais. O objetivo deste estudo é fazer uma revisão sobre as características da lesão dentária associada a anestesiologia e os métodos de prevenção existentes.

CONTEÚDO:

Nesta revisão são abordados o momento da anestesia em que a lesão dentária ocorre, os dentes acometidos, o tipo de lesão mais frequente, os fatores de risco estabelecidos, as estratégias de prevenção, os dispositivos de proteção e as implicações médico-legais inerentes à sua ocorrência.

CONCLUSÕES:

Antes de iniciar qualquer procedimento médico que exija o recurso à laringoscopia clássica é imperativa uma avaliação pré-anestésica minuciosa e detalhada do estado dentário do doente, de forma a identificar os dentes em risco, analisar a presença de fatores associados a dificuldades de intubação e delinear uma estratégia de prevenção que seja adaptada ao risco de lesão dentária de cada doente.

Traumatismo dentário; Anestesia geral; Medição de risco; Diagnóstico bucal


Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org