Acessibilidade / Reportar erro

Lean Seis Sigma e anestesia

Resumo

Justificativa:

As demandas por serviços de saúde têm crescido de forma acentuada. Consequentemente, crescem também os custos das instituições para sua manutenção operacional e investimentos. O desafio da gestão hospitalar é conseguir conquistar padrões de qualidade e segurança para o paciente, aumentar sua produtividade e minimizar os custos. Lean Seis Sigma é uma metodologia bem estruturada que visa a eliminar os desperdícios e atividades que não agregam valor, focada na redução da variação nos processos, elimina as causas do defeito, melhora o desempenho. Como resultado, observa-se redução de custo, maior qualidade e satisfação do consumidor.

Objetivos:

Definir metodologia Lean Seis Sigma e buscar na literatura referências do uso da metodologia em saúde e especificamente na anestesiologia.

Conteúdo:

Descreve-se como são frequentes os desperdícios de medicamentos, materiais e tempo (retrabalho), bem como os erros que acontecem no dia a dia do anestesiologista. O anestesiologista deve conhecer o impacto de sua prática profissional, com o objetivo de fazer escolhas mais apropriadas e reduzir assim o dano ao ambiente, melhorar a saúde global e reduzir os custos com assistência à saúde. Sugere-se o uso da metodologia Lean Seis Sigma para tornar a anestesia mais sustentável, com melhoria dos processos, sem prejuízo ao paciente.

Conclusão:

A metodologia Lean Seis Sigma é uma estratégia de gerenciamento de negócio de fato nova na área da saúde. Insere-se perfeitamente no contexto atual de qualidade e segurança ao paciente, relevante, portanto, na prática da anestesiologia.

Palavras-chave
Lean Seis Sigma; Gestão; Anestesiologia; Centro cirúrgico

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org