Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da musicoterapia sobre dor e estresse oxidativo na aspiração folicular: estudo clínico randomizado Este estudo controlado, prospectivo e randomizado foi realizado entre 15 de novembro de 2017 e 1° de junho de 2018 na Faculdade de Medicina da Kahramanmaras Sutcu Imam University.

Resumo

Justificativa e objetivo:

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da música clássica turca sobre a dor e o estresse oxidativo em pacientes submetidas a aspiração folicular.

Método:

Estudo randomizado controlado. Os grupos foram: grupo controle NM, sem música; Grupo PM, com pacientes que ouviram música antes da cirurgia; e Grupo CM, com pacientes que ouviram música antes e durante a cirurgia. Foi coletado sangue antes da cirurgia para avaliar os valores de estresse oxidativo. Dor, parâmetros hemodinâmicos e valores de estresse oxidativo foram avaliados após a cirurgia.

Resultados:

O número de pacientes que necessitaram de propofol adicional foi mais alto no Grupo PM do que nos grupos NM e CM (p = 0,003). A pontuação da Escala Visual Analógica (EVA) pós-operatória foi mais baixa nos Grupos PM e CM do que no Grupo NM (p = 0,001; p = 0,007), no 1° e 60° minutos. A pontuação da EVA pós-operatória foi mais baixa no Grupo CM do que no grupo NM (p = 0,045) no 5° minuto. A necessidade de analgesia pós-operatória adicional foi mais baixa nos Grupos PM e CM do que no Grupo NM (p = 0,045). Os valores pós-operatórios de glutationa peroxidase no sangue foram significantemente mais altos nos Grupos PM e CM do que no Grupo NM (p = 0,001). Os valores pós-operatórios de catalase foram significantemente mais altos nos Grupos PM e CM do que no Grupo NM (p = 0,008 e p ≤ 0,001). Os valores pré-operatórios de malondialdeído foram significantemente mais baixos nos grupos PM e CM do que no Grupo NM. Os valores pré-operatórios de óxido nítrico foram mais altos nos grupos PM e CM do que no Grupo NM (p ≤ 0,001), ao passo que valores pós-operatórios de óxido nítrico foram mais baixos nos grupos PM e CM do que no Grupo NM (p ≤ 0,001).

Conclusão:

Música clássica turca exerce efeito benéfico sobre a dor e estresse oxidativo em pacientes na aspiração folicular.

PALAVRAS-CHAVE
Aspiração folicular; Musicoterapia; Dor; Estresse oxidativo

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org