Acessibilidade / Reportar erro

Bloqueio peribulbar combinado com anestesia geral em bebês submetidos a tratamento a laser para retinopatia da prematuridade: uma análise retrospectiva

Resumo

Justificativa e objetivos

Até o momento não há um consenso sobre a técnica anestésica mais adequada para o tratamento de retinopatia da prematuridade. O bloqueio peribulbar pode reduzir a incidência de reflexo oculocardíaco e apneia no pós-operatório. O objetivo deste estudo foi relatar os resultados do bloqueio peribulbar, quando combinado com anestesia geral, para o tratamento a laser de retinopatia da prematuridade em bebês prematuros.

Métodos

Uma análise retrospectiva dos registros anestésicos de todos os bebês submetidos ao tratamento a laser para retinopatia da prematuridade de janeiro de 2008 a dezembro de 2015 foi realizada em um hospital terciário.

Resultados

Durante esse período, seis bebês foram submetidos ao tratamento a laser para retinopatia da prematuridade, todos sob bloqueio peribulbar combinado com anestesia geral. Uma injeção infratemporal única de ropivacaína a 1% ou 0,75% (0,15 mL.kg−1) foi administrada por olho. No fim do procedimento, todos os bebês retomaram a ventilação espontânea. Não foram relatadas complicações perioperatórias.

Conclusões

O bloqueio peribulbar foi uma técnica anestésica segura em nossa amostra considerada.

PALAVRAS-CHAVE
Retinopatia da prematuridade; Bloqueio nervoso; Doenças retinianas; Recém-nascido; prematuro; Terapia a laser

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org