Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do bloqueio do gânglio estrelado direito guiado por ultrassom na fibrilação atrial perioperatória em pacientes submetidos a lobectomia pulmonar: estudo controlado randomizado

Resumo

Objetivo:

Observar os efeitos do bloqueio do gânglio estrelado na fibrilação atrial no período perioperatório em pacientes submetidos a lobectomia pulmonar.

Método:

Duzentos pacientes programados para lobectomia foram divididos aleatoriamente nos grupos S e C. O grupo S recebeu infusão de 4 mL de ropivacaína a 0,2% orientada por ultrassom e o grupo C não foi submetido a bloqueio do gânglio estrelado. Os pacientes foram submetidos à monitoração contínua de ECG, e as incidências de fibrilação atrial e outros tipos de arritmias foram registradas do início da cirurgia até 24 horas depois da cirurgia.

Resultados:

As incidências de fibrilação atrial no grupo S e no grupo C foram 3% e 10%, respectivamente (p = 0,045); as de outras arritmias atriais foram 20% e 38% (p = 0,005); e de arritmias ventriculares, 28% e 39% (p = 0,09).

Conclusões:

Os resultados do estudo indicaram que o bloqueio do gânglio estrelado no pré-operatório pode ser efetivo na redução da incidência de fibrilação atrial nos períodos intra- e pós-operatório.

PALAVRAS-CHAVE
Fibrilação atrial; Lobectomia; Função autonômica; Bloqueio do gânglio estrelado

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org