Acessibilidade / Reportar erro

Alterações da espessura da camada de fibras nervosas da retina após cirurgia da coluna vertebral em pronação: estudo prospectivo Parte deste estudo foi apresentada no 46o Congresso Nacional da Sociedade Turca de Oftalmologia, em outubro de 2012, Antalya, Turquia.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

As alterações de perfusão ocular desempenham um papel importante na patogênese da neuropatia óptica isquêmica. A pressão de perfusão ocular é igual à pressão arterial média menos a pressão intraocular. O objetivo deste estudo foi avaliar as alterações da pressão intraocular e da espessura da camada de fibras nervosas da retina em pacientes submetidos à cirurgia da coluna vertebral em pronação.

MÉTODOS:

Este estudo prospectivo incluiu 30 pacientes submetidos à cirurgia da coluna vertebral. A espessura da camada de fibras nervosas da retina foi medida um dia antes e um depois da cirurgia, com o uso da tomografia de coerência óptica. A pressão intraocular foi medida seis vezes com o Tonopen e o tempo de duração em posições diferentes: em supinação (basal), 10 minutos após a intubação (Supinação 1); após a pronação aos 10 minutos (Pronação 1), 60 minutos (Pronação 2) e 120 minutos (Pronação 3) e logo após a supinação no período pós-operatório (Supinação 2).

RESULTADOS:

Nosso estudo envolveu 10 pacientes do sexo masculino e 20 do feminino, com média de 57 anos. No pós-operatório, quando as medidas da espessura da camada de fibras nervosas da retina foram comparadas com os valores do pré-operatório, um afinamento estatisticamente significativo da retina foi observado nos quadrantes nasais e inferiores (p = 0,009 e p = 0,003, respectivamente). Observamos uma diminuição da pressão intraocular estatisticamente significante em Supinação 1 e um aumento em ambos momentos Pronação 2 e Pronação 3, em comparação com os valores basais. A pressão arterial média e a pressão de perfusão ocular foram significativamente mais baixas em Pronação 1, Pronação 2 e Pronação 3, em comparação com os valores basais.

CONCLUSÕES:

Nosso estudo mostrou aumento da pressão intraocular durante a cirurgia da coluna vertebral em pronação. Um afinamento estatisticamente significante da espessura da camada de fibras nervosas da retina foi observado nos quadrantes nasais e inferiores um dia após a cirurgia da coluna vertebral.

Espessura da camada de fibras nervosas da retina; Pronação; Cirurgia da coluna vertebral; Pressão Intraocular


Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org