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Item nº
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Recommendation
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Page nº
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Título e resumo |
1 |
(a) Indicar no título ou resumo, o desenho do estudo usando um termo habitualmente usado |
1 |
(b) No resumo, apresentar uma sinopse informativa e criteriosa sobre o que foi feito e quais os achados |
1-2 |
Introdução |
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Histórico/justificativa |
2 |
Explicar o contexto e embasamento científico para o estudo a ser relatado |
3 |
Objetivos |
3 |
Descrever os objetivos específicos, incluindo quaisquer hipóteses pré-estabelecidas |
3 |
Métodos |
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Desenho do Estudo |
4 |
Apresentar os elementos chave do desenho do estudo no inicio do manuscrito |
4 |
Contexto |
5 |
Descrever o contexto, locais e datas relevantes, incluindo períodos de recrutamento, exposição, seguimento e coleta de dados |
4-6 |
Participantes |
6 |
(a) Estudo de coorte-Apresentar os critérios de eligibilidade e as fontes e métodos de seleção dos participantes. Descrever os métodos de seguimento |
4 |
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Estudo caso-controle-Apresentar os critérios de eligibilidade e as fontes e métodos de determinação e seleção de casos e controles. Fornecer a justificativa para a escolha de casos e controles |
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Estudo Transversal-Apresentar os critérios de eligibilidade e as fontes e métodos de seleção dos participantes |
(b) Estudo de coorte-Para estudos pareados, apresentar critérios de pareamento e número de expostos e não expostos Estudo caso-controle - Para estudos pareados, apresentar critérios de pareamento e o número de controles por caso |
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Variáveis |
7 |
Definir claramente todos os desfechos, exposições, preditores, fatores de confusão potenciais e modificadores de efeito. Apresentar os critérios diagnósticos, se aplicável |
3 |
Fontes de dados/Medidas |
8
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Para cada variável de interesse, apresentar as fontes de dados e detalhes dos métodos de avaliação (medidas). Descrever a Comparabilidade dos métodos de avaliação se houver mais do que um grupo Descrever a Comparabilidade dos métodos de avaliação se houver mais do que um grupo |
4-6 |
Viés |
9 |
Descrever todos os esforços para abordar potenciais fontes de viés |
6 |
Tamanho do Estudo |
10 |
Explicar como se determinou o tamanho do estudo |
7 |
Variáveis quantitativas |
11 |
Explicar o procedimento com as variáveis quantitativas nas análises . Se aplicável, descrever quais agrupamentos foram escolhidos e o porquê |
6 |
Métodos estatísticos |
12 |
(a) Descrever todos os métodos estatísticos, incluindo os usados para controlar fatores de confusão |
6 |
(b) Descrever todos os métodos usados para examinar subgrupos e interações |
6 |
(c) Explicar como foram abordados dados ausentes |
8 |
(d) Estudo de coorte-Se aplicável, explicar como foi abordada perda de seguimento |
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Estudo caso-controle-Se aplicável, explicar como foi abordado pareamento de casos e controles |
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Estudo transversal-Se aplicável, descrever métodos analíticos para determinar estratégia de amostragem |
6 |
(e) Descrever qualquer análise de sensibilidade |
6 |
Resultados |
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Participantes |
13
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(a) Apresentar o número de indivíduos em cada estágio do estudo-como números potencial mente elegíveis, examinados quanto à eligibilidade, elegíveis confirmados, incluídos no estudo, que completaram o seguimento e os analisados |
8 |
(b) Apresentar as razões para não-participação em cada etapa |
8 |
(c) Considerar o uso de diagrama de fluxo |
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Dados descritivos |
14
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(a) Descrever as características dos participantes do estudo (por exemplo, dados demográficos, clínicos, sociais) e informação sobre exposição e fatores de confusão potenciais |
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(b) Indicar o número de participantes com dados incompletos para cada variável de interesse |
8 |
(c) Estudo de coorte -Resumir o período de seguimento (p.e. média e número total) |
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Dados de Desfecho |
15
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Estudo de coorte -Apresentar número de desfechos ou medidas de resumo temporais |
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Estudo caso-controle -Apresentar os número em cada categoria de exposição ou medidas-resumo de exposição |
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Estudo transversal -Apresentar número de desfechos ou medidas-resumo |
8 |
Principais resultados |
16
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(a) Apresentar estimativas não ajustadas e, se aplicável, estimativas ajustadas por fator de confusão e precisão (p.e. intervalo de confiança de 95%). Deixar claro quais fatores de confusão foram considerados para ajuste e porque foram incluídos |
8 |
(b) Descrever as faixas de categorias para variáveis contínuas classificadas |
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(c) Caso relevante, considerar tradução das estimativas de risco relativo em risco absoluto para o período de tempo relevante |
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Outras análises |
17 |
Descrever outras análises realizadas -p.e. análise por subgrupo e interações, e análises de sensibilidade |
8 |
Discussão |
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Resultados chave |
18
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Resumir os resultados chave fazendo referência aos objetivos do estudo |
9-11 |
Limitações |
19 |
Discutir as limitações do estudo, levando em conta fontes de viés ou imprecisão potenciais. Discutir tanto a direção quanto a magnitude de qualquer viés potencial |
10 |
Interpretação |
20 |
Apresentar interpretação geral e cuidadosa dos resultados considerando os objetivos, limitações, multiplicidade de análises, resultados de estudos semelhantes e outras evidências relevantes |
10 |
Generalizações |
21 |
Discutir a viabilidade de generalização (validade externa) dos resultados do estudo |
11 |
Outras informações |
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Financiamento |
22 |
Apresentar a fonte de financiamento e o papel dos financiadores no presente estudo e, se aplicável, no estudo original no qual o presente artigo se baseou |
11 |