Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da ansiedade pré-operatória na recuperação anestésica e na dor pós-operatória em pacientes submetidos a nefrectomia para doação

Resumo

Justificativa e objetivos:

Estima-se que 38-45% dos pacientes apresentem ansiedade pré-operatória. Observamos que doadores vivos submetidos à nefrectomia para doação apresentam ansiedade. A ansiedade pré-operatória pode complicar a recuperação anestésica e controle pós-operatório de dor do paciente. O presente estudo mediu as taxas de ansiedade no pré-operatório e seus efeitos na recuperação anestésica e dor pós-operatória em pacientes doadores submetidos a nefrectomia.

Método:

Quarenta e oito doadores vivos submetidos a nefrectomia para doação de rim foram incluídos neste estudo de coorte prospectivo observacional. A ansiedade pré-operatória foi medida usando os inventários IDATE-I e IDATE-II. As relações entre os escores de ansiedade e dados relacionados a demografia, recuperação da anestesia e escores de dor no pós-operatório foram estudadas.

Resultados:

Os achados foram notáveis porque os escores de ansiedade de doadores renais vivos se correlacionaram de maneira significante com as variáveis de recuperação, a saber, tempo para respiração espontânea, tempo para respiração adequada, tempo para extubação e tempo para alta da RPA (p < 0,01). Os escores de ansiedade apresentaram correlação significantemente positiva com os escores de dor do 30o minuto e horas 1, 2, 4, 8, 12 e 24, e a quantidade total de analgésicos administrada nas 24 horas (p < 0,05). Foi observada também correlação significantemente negativa entre os escores de ansiedade e satisfação dos pacientes.

Conclusão:

Nosso estudo mostrou que doadores vivos submetidos a nefrectomia para doação com altos níveis de ansiedade apresentaram tempos de recuperação tardios e altos escores de dor no pós-operatório. Assim, a identificação dos pacientes com alto nível de ansiedade no pré-operatório é crucial para propiciar recuperação da anestesia e controle da dor no pós-operatório satisfatórios durante a nefrectomia para doação de órgão.

PALAVRAS-CHAVE
Período de recuperação da anestesia; Ansiedade; Doadores vivos; Dor pós-operatória; Transplante renal

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org