Acessibilidade / Reportar erro

Técnicas de processamento histológico para estudos do desenvolvimento embrionário de Dugesiidae (Platyhelminthes, Tricladida, Paludicola)

Este trabalho teve por objetivo adequar técnicas ao processamento histológico de casulos de Dugesiidae para a realização de estudos do desenvolvimento embrionário. Os casulos foram fixados em formol 10%, SUSA, Bouin ou paraformaldeído/glutaraldeído, e, subseqüentemente, incluídos em paraplasto ou glicol-metacrilato (Historesin). A inclusão em paraplasto forneceu resultados razoáveis apenas após fixação por tempo prolongado e utilização de técnicas de amolecimento por soluções ácidas ou perfuração do casulo. Utilizando-se fixação em SUSA ou Bouin e inclusão em Historesin, foram obtidos bons resultados para análise ao microscópio óptico. Porém, a fixação com paraformaldeído/glutaraldeído e a inclusão em Historesin resultaram, sob todos os aspectos, em uma melhor preservação dos tecidos, além de dispensar o uso de técnicas demoradas de fixação e amolecimento. Assim, sugere-se a utilização dessa técnica para estudos ao microscópio óptico do desenvolvimento embrionário de Dugesiidae.

desenvolvimento embrionário; técnicas; glicol-metacrilato; Tricladida


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brazil, Tel. / Fax: +55 16 271-5726 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb.iie@terra.com.br