Acessibilidade / Reportar erro

Circulação extracorpórea: desenvolvimento da máquina de coração-pulmão de John Gibbon

Resumo

Objetivo:

Relatar de forma simples e resumida o desenvolvimento da circulação extracorpórea.

Métodos:

Realizada revisão de literatura sobre a evolução da circulação extracorpórea, seu papel fundamental para cirurgia cardiovascular e as complicações que podem surgir após o seu uso, dentre elas, a hemólise e a inflamação.

Resultados:

O processo de desenvolvimento da circulação extracorpórea foi fundamental, diminuindo as complicações desencadeadas por ela, que acabam por repercutir no paciente, variando de lesões de graus variados até falência de múltiplos órgãos. Os pesquisadores estudaram quais as agressões que a circulação extracorpórea poderia suscitar no organismo humano. Possíveis soluções surgiram e, consequentemente, meios mais adequados para uma condução mais segura do pós-operatório foram propostas.

Conclusão:

A circulação extracorpórea progrediu a passos firmes e seguros ao longo destas últimas décadas desde a sua concepção por Gibbon. Apesar da sua evolução e das condutas realizadas na tentativa de amenizar as complicações, o respeito aos detalhes das funções fisiológicas do paciente é fundamental.

Descritores:
Circulação Extracorpórea; Oxigenação; Complicações Pós-Operatórias

Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Rua Afonso Celso, 1178 Vila Mariana, CEP: 04119-061 - São Paulo/SP Brazil, Tel +55 (11) 3849-0341, Tel +55 (11) 5096-0079 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjcvs@sbccv.org.br