Acessibilidade / Reportar erro

Biocompatibility of Ricinus communis polymer with addition of calcium carbonate compared to titanium. Experimental study in guinea pigs

Biocompatibilidade do polímero de óleo de mamona com acréscimo de carbonato de cálcio comparado ao titânio. Estudo experimental em cobaias.

Objetivo:

Determinar se a reação tecidual do implante retroperitoneal do polímero de óleo de mamona com acréscimo de carbonato de cálcio (Pm+CaCO3) é significativa, por meio de análise histopatológica, tendo como controle o implante de titânio não tratado (Ti).

Métodos:

Estudo experimental, intervencionista e randomizado com 32 cobaias. Os animais foram separados em quatro grupos iguais e eutanasiados com 7, 20, 30 e 40 dias após o ato cirúrgico. Foram confeccionadas lâminas em hematoxilina-eosina e em tricrômio de Masson. Em relação a variáveis qualitativas dicotômicas, para análise da diferença entre o Pm+CaCO3 e o Ti em cada momento de avaliação foi usado o teste binomial. Considerando os materiais separadamente, a comparação dos quatro grupos foi feita utilizandose o teste exato de Fisher. Valores de P<0,05 indicaram significância estatística.

Resultados:

Todos os implantes apresentaram características de inflamação crônica, independente do material e do momento de avaliação. Não houve diferença estatisticamente significativa entre o Pm+CaCO3 e o Ti considerando a presença de tecido de granulação, congestão tecidual, histiócitos, linfócitos, neutrófilos, células gigantes e fibrose (P>0,05).

Conclusão:

Não foi encontrada diferença significativa entre a reação tecidual do Pm+CaCO3 e a do Ti.

Implante de Prótese; Coração Artificial; Cobaias; Implantes Experimentais; Ricinus communis ; Biocompatível; Inflamação


Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Rua Afonso Celso, 1178 Vila Mariana, CEP: 04119-061 - São Paulo/SP Brazil, Tel +55 (11) 3849-0341, Tel +55 (11) 5096-0079 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjcvs@sbccv.org.br