Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar a contribuição dos diferentes domínios da atividade física na “atividade física total” em adolescentes brasileiros.Trata-se de estudo transversal utilizando dados secundários oriundos da terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE, 2015. A amostra foi constituída por 100.497 adolescentes de ambos os sexos cursando o 9° ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se um modelo de regressão linear a fim de averiguar o quanto cada domínio contribuiu para a atividade física total, considerando o sexo, tipo de município e região. O domínio que apresentou maior contribuição para “atividade física total” independentemente das variáveis sociodemográficas e ambientais foram as “atividades físicas extraescolares” (R2= 0,60), seguido do “deslocamento ativo” (R2= 0,34), e por fim as “aulas de Educação Física” (R2= 0,23). A contribuição dos diferentes domínios apresentou variações por sexo, tipo de município e região. Conclui-se que as “atividades extraescolares” apresentam a maior contribuição para a “atividade física total”, seguido do “deslocamento ativo” e das “aulas de Educação Física”. Além disso, verifica-se uma variação na contribuição dos domínios por sexo, tipo de município e região.
Palavras-chave Atividade física; Comportamento do adolescente; Educação física